Rio Grande do Norte
16.10.2023O Rio Grande do Norte está unindo todos os seus municípios em um esforço conjunto para avaliar e monitorar a aprendizagem de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Um dos passos dessa arrojada ação será realizada no período de 16 a 20 de outubro, quando serão aplicadas as provas do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional das Redes Estadual e Municipais de Ensino, o SIMAIS Alfa.
Esse esforço faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e está sendo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), em colaboração com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), e a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME-RN).
O SIMAIS Alfa visa atender às diretrizes estabelecidas pelo INEP por meio da Portaria nº 351 de 04 de agosto de 2023. Essa portaria define as orientações para o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e estabelece a necessidade de avaliações externas de língua portuguesa e matemática para as redes estaduais e municipais que aderirem ao compromisso.
A iniciativa vai atender 167 municípios no Rio Grande do Norte, totalizando 1.497 turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, das quais 238 são estaduais e 1.259 municipais. O projeto visa avaliar um total de 31.123 estudantes, sendo 5.173 na rede estadual e 25.950 nas redes municipais.
Cada estudante avaliado receberá dois cadernos de teste, um de língua portuguesa, e outro de matemática. Os alunos portadores de necessidades educacionais especiais (PNE) contarão com um caderno de teste ampliado. Também serão aplicados questionários socioeconômicos, mas estes serão respondidos pela equipe das unidades de ensino.
A Secretária de Educação do Rio Grande do Norte, professora Socorro Batista, enfatiza a importância do SIMAIS Alfa. “Este é um momento crucial para a educação em nosso estado. O SIMAIS Alfa representa um marco na nossa busca por uma alfabetização eficaz e pela melhoria da qualidade da educação. Estamos unindo esforços, colaborando entre os diferentes níveis de governo, e colocando a aprendizagem das nossas crianças no centro de nossas prioridades. Esta é a base para a melhoria da aprendizagem no Rio Grande do Norte”, pontuou Socorro.
A avaliação vai estabelecer a compatibilidade metodológica entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e os sistemas estaduais de avaliação, aprimorar os procedimentos de avaliação de desempenho dos estudantes na etapa de alfabetização, fornecer subsídios para o diagnóstico e a recomposição das aprendizagens dos estudantes, além de apoiar a formação continuada de gestores, técnicos e docentes.
Uma das diretrizes fundamentais do projeto é o fortalecimento do regime de colaboração entre a União, as Unidades Federativas e os Municípios. Isso visa promover a equidade e combater as desigualdades educacionais, assegurar a confiabilidade e a integridade dos resultados das avaliações, manter a continuidade dos processos de avaliação nas redes de ensino, garantir a efetividade da aplicação dos resultados nas políticas educacionais e nas práticas escolares, e proteger a segurança dos dados educacionais.
As avaliações externas de língua portuguesa e matemática serão organizadas com base nos dados preliminares enviados pelas redes municipais e estaduais de educação para o Censo Escolar do ano da avaliação, garantindo assim a integração dos sistemas e a coleta de informações relevantes para a tomada de decisões educacionais.
O SIMAIS ALFA representa um importante passo em direção à melhoria da qualidade da educação no Rio Grande do Norte, demonstrando o compromisso das autoridades educacionais em promover a alfabetização de qualidade e o desenvolvimento das habilidades fundamentais das crianças em todo o estado. A colaboração entre os diferentes níveis de governo e a ênfase na equidade e na confiabilidade dos resultados destacam a importância desse esforço conjunto para o futuro da educação no estado.
Paralelamente o Governo do Estado também está realizando o SIMAIS, que é voltado exclusivamente para as escolas da rede estadual de ensino. Estão aptos a fazerem as avaliações de língua portuguesa e matemática, estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e última série do ensino médio.