Reunião do Consed é aberta no Acre com debates sobre Educação, Avaliação e Diversidade

Notícias da Educação

24.10.2024

Iniciou na manhã desta quinta-feira (24), em Rio Branco-AC, a III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O evento, que acontece no Hotel Nobile e se estenderá até sexta-feira (25), reúne secretários de Educação de diversos estados para discutir temas de relevância para a educação no Brasil. A abertura oficial contou com a execução do hino acreano, marcando o início das atividades.

O anfitrião, secretário de Estado da Educação do Acre, Aberson Carvalho, deu as boas-vindas aos participantes, destacando as particularidades da região Norte e o modelo pedagógico das escolas da rede estadual acreana, que busca uma maior integração com as comunidades locais. Ele enfatizou a importância de refletir sobre as características regionais no desenvolvimento das políticas educacionais.

O presidente do Consed e secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, seguiu com as boas-vindas e destacou os principais temas que estão sendo abordados durante o encontro. Entre eles, o foco em avaliações nacionais e políticas de equidade, além de desafios regionais enfrentados pelos estados no cenário educacional.

Recém chegado, representando o estado de Roraima, o secretário Mikael Cury-Rad também participou da reunião, trazendo um panorama sobre a rede estadual de educação roraimense e discutindo as particularidades de sua realidade em comparação com o Acre. Ele ressaltou as diferenças regionais e a necessidade de ações educativas adaptadas às singularidades de cada estado.

Um dos principais pontos da agenda do primeiro dia foi a participação do presidente do Inep, Manuel Palácios, que debateu sobre as Avaliações Nacionais com foco na alfabetização. Palácios destacou o esforço para capacitar as redes estaduais a fim de melhorar o desempenho em exames como o Enem e o Saeb, e ressaltou a importância de assegurar que as avaliações considerem as diferentes realidades regionais.

Os secretários presentes também discutiram a importância de avaliações educacionais que respeitem a diversidade do país, argumentando que os rankings nacionais devem considerar as peculiaridades enfrentadas por cada estado, especialmente na alfabetização.

Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), também marcou presença no evento, revisitando a discussão sobre a Política Nacional de Equidade e as Relações Étnico-Raciais na educação. Figueiredo destacou os desafios enfrentados pelos estudantes negros e a importância de políticas educacionais voltadas à redução das desigualdades raciais e sociais, apontando dados preocupantes sobre a regressão educacional desses grupos.

Fechando a programação da manhã, Zara também foi a responsável por ministrar a discussão sobre o Pacto Nacional contra o Analfabetismo e fortalecimento da EJA.

Pela tarde, os secretários Vitor de Angelo e Hélio Daher (MS) mediaram o debate sobre a Reforma do Ensino Médio. A discussão contou com a presença do Consutor do Consed, Ricardo Martins, que apresentou a análise dos subsídios para a revisão das diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio.

A reunião continua nesta sexta-feira (25) com novas discussões e encaminhamentos para o avanço da educação brasileira. Além dos secretários estaduais, a diretora-executiva do Consed, Nilce Costa, está presente.