Distrito Federal
05.12.2024A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou nesta terça-feira (3) no Diário Oficial do DF (DODF) o resultado final das eleições complementares realizadas em 23 de outubro de 2024, para a escolha de chapas de diretor e vice-diretor e dos conselheiros escolares das unidades da rede pública de ensino inauguradas após o último pleito, de 2023, ou que não tiveram chapas referendadas.
O resultado homologado já está disponível para consulta no portal da SEEDF, na página dedicada à Gestão Democrática. O processo foi conduzido pela Comissão Eleitoral Central (CEC) da SEEDF, que garantiu a lisura e equidade das eleições. A formação de conselhos escolares e a escolha de gestores são marcos da gestão democrática, promovendo a participação de estudantes, pais e servidores na administração das escolas.
Com a publicação do resultado, os eleitos assumirão seus cargos no ano que vem, em 2 de janeiro de 2025. O processo foi conduzido com rigor e transparência, conforme destacou a presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC) e chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (Asgov), Tânia de Ávila.
“O processo eleitoral foi acompanhado de perto pelas comissões eleitorais locais, pelos grupos de trabalho nas regionais de ensino e pela Comissão Eleitoral Central, além de contar com a participação do Ministério Público e dos sindicatos que representam as categorias da casa“, afirmou.
Ao todo, 271 escolas participaram do processo eleitoral das eleições complementares. Para a direção, 30 escolas foram contempladas. Além disso, também foram eleitos os conselheiros escolares, que têm papel fundamental na gestão da escola. “Os conselheiros são essenciais porque representam os interesses da comunidade escolar, auxiliam na implementação dos projetos pedagógicos, fiscalizam o uso dos recursos financeiros e ajudam a definir as prioridades da unidade escolar“, explicou Tânia.
A presidente da Comissão Eleitoral Central destacou ainda que fortalecer os conselhos é indispensável para o dia a dia escolar. “Cada unidade deve se empenhar para que os conselhos permaneçam constituídos e tenham condições de exercer suas atribuições, o que só enriquece a vivência escolar.”
Com a finalização das eleições de 2024, a rede pública do Distrito Federal reafirma seu compromisso com a gestão democrática, garantindo que a comunidade escolar participe ativamente das decisões que impactam o ambiente educativo.
Texto: Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF