Entre 10 e 14 de março, ocorre o encontro para el
11.02.2020Abrão de Sousa/ Governo do Tocantins
Leandro de Souza Vieira, diretor de Gestão da Educação Básica, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, e a professora Larissa Cardoso Beltrão, da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França, de Arraias, estão em São Paulo, para participarem de um encontro quem tem como objetivo principal estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e por professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (Steam).
Os participantes do evento têm potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes nas redes de ensino, e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de Steam nas redes públicas de educação básica do Brasil.
O Programa Steam TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos Estado Unidos da América (EUA) no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Entre 10 e 14 deste mês, ocorre Stem TechCamp Brasil e a 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que tem como objetivo servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica.
Entre as atividades a serem desenvolvidas no encontro destacam-se os temas Educação Steam para o desenvolvimento dos profissionais do século XXI, Planejamento ativo de eletivas para o Novo Ensino Médio, Steam & Inglês: Integrando essas duas ferramentas cruciais para o mundo científico, Integrando arte e ciência: dicas práticas e sugestões de currículo, dentre outros.
Leandro de Souza Vieira afirma está empolgado para adquirir os conhecimentos e aplicar as novas ferramentas no Estado. “Espero usar o Steam como ferramenta para alcançar êxito no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que, nesta perspectiva, o aluno passa a figurar como protagonista”, destacou.