Tocantins
22.11.2024Cerca de 40 professores das escolas estaduais e municipais jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação (SRE), de Guaraí, participam, nesta sexta-feira, 22, do curso de Educação Bilíngue de Surdos, Ensino de Libras na Educação Básica e Direitos Humanos para educadores. A formação é oferecida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional, para professores das 13 SREs da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O objetivo do curso é proporcionar reflexões para produção de material didático relativo ao ensino de libras na educação básica e para a implementação das metas estratégias relacionadas à educação de surdos. O público alvo é formado por professores de libras e sala de recursos, atendimento educacional especializado e intérpretes e pessoas interessadas na área.
Na programação, estão previstas palestras e debates sobre a Língua, cultura e identidades surdas; Educação bilíngue de surdos e direitos humanos; Panorama histórico-político da Língua Brasileira de Sinais (Libras); e da educação de surdos e Ensino de Libras na educação básica. Os participantes receberão material didático e vídeo em Libras.
Propostas
O coordenador da formação, professor Bruno Gonçalves Carneiro, ressaltou que a proposta é formar profissionais da educação em relação ao ensino de libras e produção de material didático. “E também construir conhecimento em relação à língua de sinais enquanto um direito linguístico. É uma forma de estarmos juntos aos profissionais dessa área para trocar experiências, refletir sobre os desafios atuais em todo o estado para que a gente possa ofertar uma educação cada vez mais qualitativa para os nossos estudantes surdos e estudantes que não são surdos”.
O professor explicou que o curso proporciona reflexão para produção de material didático relativo ao ensino de Libras na educação básica e para a implementação das metas e estratégias relacionadas à educação de surdos, conforme o Plano Estadual de Educação do Tocantins e a Lei 14192/21 que dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Participante do curso, a professora da Sala de Recursos da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, Vanderléia dos Santos Costa, disse que é bom inovar e buscar novos conhecimentos. “Tenho especialização na área de libras, mas a libra é prática. A gente tem que estar sempre praticando. E o curso ofertado é muito importante para nós que estamos à frente deste trabalho nas escolas, temos que buscar conhecimento para poder passar para os nossos alunos da melhor forma, da forma correta”.
Para a superintendente Priscilla Arataque, o curso de Libras na educação básica é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e acessível. “Traz benefícios tanto para os alunos surdos quanto para os alunos ouvintes e enriquece o ambiente escolar, criando um espaço de aprendizado mais diversificado e preparando os alunos para interagir de forma mais ampla com o mundo ao seu redor”.
Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins
Lenna Borges/ Governo do Tocantins