Rede Estadual de Pernambuco é selecionada para mostra do MEC sobre experiências inspiradoras na Educação Integral

Pernambuco

01.08.2025

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) foi selecionada para participar da Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro, em Belo Horizonte. O evento é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC), realizado em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

A SEE apresentará o projeto Metafluxo – Recalculando a Rota, uma iniciativa da Secretaria Executiva de Ensino Médio e Profissional (Semp), que tem como foco o fortalecimento das aprendizagens e a recomposição de trajetórias escolares dos estudantes da etapa final da educação básica.

“A seleção para a mostra representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido na rede, valorizando práticas inovadoras, integradas e comprometidas com a melhoria da qualidade do ensino público em tempo integral. Celebramos a conquista como um avanço importante no fortalecimento das políticas educacionais em curso no estado”, comemora Paulo Dutra, secretário executivo de Ensino Médio e Profissional. 

A mostra é fruto de um edital do MEC lançado com o objetivo de identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública, visando ampliar a colaboração entre escolas e secretarias de educação para fortalecer uma rede em torno da Educação Integral em Tempo Integral. Todas as iniciativas selecionadas farão parte de um mapa interativo de experiências, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro.   

Metafluxo 

O projeto visa fortalecer a gestão, a aprendizagem, a permanência, o acompanhamento e a equidade dos estudantes da Rede Estadual. Desenvolvida em articulação com as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), a iniciativa prioriza unidades educacionais que enfrentam maiores desafios de desempenho e fluxo. As ações envolvem fortalecimento da cultura de paz, monitoria entre estudantes, protagonismo juvenil, aulas digitais, acompanhamento pedagógico, formações para educadores e monitoramento das aprendizagens.