Sergipe
22.03.2022A professora Laís Menezes, que leciona Química no Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, tem motivado seus alunos por meio de aulas experimentais. A ação mais recente desenvolvida foi a “Química dos Alimentos”, que consiste em explorar assuntos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a oxidação das frutas, conservação dos alimentos, moléculas orgânicas envolvidas, relacionando com o cotidiano do aluno, ação que culminou na montagem de pratos com diversos tipos de frutas.
“É uma aula que desperta a curiosidade pelas cores, sabores, diversas sensações, e que também é pura química”, salientou a professora Laís Menezes, explicando que a ideia das aulas experimentais é fundamentada a partir do grupo de pesquisa coordenado por ela e com a participação dos alunos. “Durante o ano letivo, a cada bimestre, eu escolho uma aula experimental de química para que meus alunos atuem em sala de aula. Eles planejam comigo, eles trazem a ideia, a gente aprende, a gente estuda, e isso sempre de forma coletiva”, completou.
Ela ainda reforça que o objetivo da aula é mostrar que os alunos são verdadeiros protagonistas; “mostrar que com um planejamento e execução de uma aula você pode ampliar o seu projeto de vida. Quando o aluno vai pesquisar sobre determinado alimento, no subconsciente dele, ele pode pensar em ser nutricionista, um engenheiro de alimentos, um técnico em alimentos, e assim se amplia o horizonte desse aluno. Com isso, esses meninos que atuam em sala acabam inspirando outros alunos”, disse Laís, confidenciando que chegou a escutar de uma aluna que se sentia inspirada pela colega que participa do grupo de pesquisa.
A aluna Ketelen Clarice de Menezes Santos falou do aprendizado que obteve com a atividade experimental. “Minha experiência foi maravilhosa porque além de ter conhecido um pouco mais sobre as frutas e os benefícios delas, a gente do grupo de estudo pôde fazer com que todo mundo participasse montando pratos com as frutas, envolvendo todos com os resultados e mostrando os pratos. Foi bem mágico, cheia de conexões, todos querendo participar, fazendo foto, fazendo combinações, adequando, usando a criatividade. Então foi uma aula superprodutiva”, narrou.
Dentre os resultados colhidos durante a atividade, a professora Laís Menezes elencou alguns. “Percebi uma maior participação dos alunos na aula, interesse pela disciplina; aprendizagem significativa, interação aluno-aluno, descobertas de novas possibilidades no campo profissional. Foi uma experiência bastante interessante porque quebra a timidez e amplia o projeto de vida deles”, concluiu.