Aula experimental do Centro de Excelência de Sergipe inspira e desperta vocação dos alunos

Sergipe

22.03.2022

A professora Laís Menezes, que leciona Química no Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, tem motivado seus alunos por meio de aulas experimentais. A ação mais recente desenvolvida foi a “Química dos Alimentos”, que consiste em explorar assuntos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a oxidação das frutas, conservação dos alimentos, moléculas orgânicas envolvidas, relacionando com o cotidiano do aluno, ação que culminou na montagem de pratos com diversos tipos de frutas.

“É uma aula que desperta a curiosidade pelas cores, sabores, diversas sensações, e que também é pura química”, salientou a professora Laís Menezes, explicando que a ideia das aulas experimentais é fundamentada a partir do grupo de pesquisa coordenado por ela e com a participação dos alunos. “Durante o ano letivo, a cada bimestre, eu escolho uma aula experimental de química para que meus alunos atuem em sala de aula. Eles planejam comigo, eles trazem a ideia, a gente aprende, a gente estuda, e isso sempre de forma coletiva”, completou.

Ela ainda reforça que o objetivo da aula é mostrar que os alunos são verdadeiros protagonistas; “mostrar que com um planejamento e execução de uma aula você pode ampliar o seu projeto de vida. Quando o aluno vai pesquisar sobre determinado alimento, no subconsciente dele, ele pode pensar em ser nutricionista, um engenheiro de alimentos, um técnico em alimentos, e assim se amplia o horizonte desse aluno. Com isso, esses meninos que atuam em sala acabam inspirando outros alunos”, disse Laís, confidenciando que chegou a escutar de uma aluna que se sentia inspirada pela colega que participa do grupo de pesquisa.

A aluna Ketelen Clarice de Menezes Santos falou do aprendizado que obteve com a atividade experimental. “Minha experiência foi maravilhosa porque além de ter conhecido um pouco mais sobre as frutas e os benefícios delas, a gente do grupo de estudo pôde fazer com que todo mundo participasse montando pratos com as frutas, envolvendo todos com os resultados e mostrando os pratos. Foi bem mágico, cheia de conexões, todos querendo participar, fazendo foto, fazendo combinações, adequando, usando a criatividade. Então foi uma aula superprodutiva”, narrou.

Dentre os resultados colhidos durante a atividade, a professora Laís Menezes elencou alguns. “Percebi uma maior participação dos alunos na aula, interesse pela disciplina; aprendizagem significativa, interação aluno-aluno, descobertas de novas possibilidades no campo profissional. Foi uma experiência bastante interessante porque quebra a timidez e amplia o projeto de vida deles”, concluiu.