Escola 10
29.08.2017Texto: Manuella Nobre
Mais uma ação estratégica do Programa Escola 10 - implementado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o intuito de promover a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) - a segunda avaliação da Prova Alagoas foi aplicada nesta terça-feira (29) para mais de 80 mil estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental das redes públicas municipais e estadual.
De acordo com o supervisor de Estatísticas e Avaliação da Seduc, Ademir Oliveira, esta etapa traz o resultado do trabalho desenvolvido após a primeira avaliação, aplicada em 28 de março, e que proporcionou um diagnóstico e planejamento pedagógico para as unidades escolares. Além disso, a avaliação também será um ensaio para a Prova Brasil, avaliação de rendimento escolar que será aplicada pelo Ministério da Educação entre os dias 23 de outubro e 03 de novembro em todo o país.
“Após as ações de formação continuada junto às regionais e municípios e entrega de material e cadernos pedagógicos aos alunos, a expectativa é de melhoria na escala de desempenho destes estudantes”, explica Ademir, que aponta a leitura e interpretação como desafios a serem superados na avaliação.
Desafios - Maria do Socorro da Silva, professora da Escola Estadual Vitorino da Rocha e Maria do Carmo Queiroz, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Dom Pedro II, ambas no Cepa, acompanharam a aplicação da Prova Alagoas em suas unidades.
“Estamos avaliando o conhecimento dos alunos, não só específicos como português e matemática, mas também teremos uma ideia de como vai ser a prova Brasil”, avalia Maria do Socorro. “Por meio da Prova Alagoas, poderemos avaliar como está o desempenho em leitura e interpretação”, diz Maria do Carmo.