Paraná
24.10.2024Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) celebrou o Dia Dela, ação que busca fortalecer o papel das mulheres nas escolas da rede pública estadual por meio de atividades que promovem e debatem o protagonismo feminino na sociedade. Esta é a primeira vez que um "Dia D" para o protagonismo e cuidado da mulher é implementado pela Seed-PR. A escolha do mês de outubro para celebração do evento, deu-se devido ao Outubro Rosa, que remete à saúde da mulher. O Dia Dela envolveu mais de 2 mil instituições de ensino de todo o Paraná que desenvolveram ações independentes ao longo de todo o dia.
Entre os principais temas propostos na ação estiveram a discussão sobre as oportunidades de exercício de papéis de liderança pelas mulheres, voz feminina ativa nos contextos econômicos, sociais e políticos, bem como o combate à violência e valorização de políticas públicas que fortaleçam a presença social e a saúde das mulheres.
"A importância do protagonismo feminino está diretamente ligada à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva", afirma o secretário de estado da Educação, Roni Miranda.
"Quando as mulheres têm a oportunidade de liderar e influenciar decisões, suas perspectivas, necessidades e experiências são incorporadas às soluções e aos avanços sociais. Isso contribui para a redução de desigualdades de gênero, a valorização da diversidade e a promoção de políticas públicas", reforça.
"Pequenos Grandes" Gestos - O Colégio Estadual Cívico-Militar Beatriz Ansay, bairro Tatuquara, em Curitiba, foi um dos que participaram da ação. A escola reuniu cerca de 50 alunas professoras e colaboradoras, que foram recepcionadas com gestos de carinho, bombons e mensagens de valorização e autocuidado. A direção da escola promoveu um café da manhã especial, no qual foi declamada uma mensagem de encorajamento às presentes.
"Por meio de pequenos gestos, como a entrega de chocolates e cartões, a escola promoveu uma reflexão sobre o papel das mulheres e a importância de apoiar e incentivar sua presença ativa nas mais diversas áreas", afirma o diretor da escola, Sandro Francisco Mira Junior.
Saúde no foco - No Colégio Estadual Professor Brasílio Vicente de Castro, bairro Cidade Industrial, também de Curitiba, as atividades tiveram o Outubro Rosa como foco e contaram com a participação ativa dos alunos, que se engajaram de forma na campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A escola foi decorada com faixas e cartazes elaborados pelos estudantes, ressaltando a importância da prevenção, e muitos alunos vestiram roupas ou acessórios na cor rosa como demonstração de apoio à causa. Durante o evento, palestras foram ministradas pela professora, que destacou a relevância do autoexame e dos métodos de diagnóstico precoce, promovendo a conscientização entre os estudantes.
Além disso, os alunos participaram de atividades interativas, como oficinas para a confecção de laços rosa (símbolo da campanha), além de apresentações teatrais e declamações sobre o tema. Uma roda de conversa também foi realizada, proporcionando espaço para que os estudantes tirassem dúvidas e compartilhassem suas impressões sobre a importância da prevenção e do autocuidado.
Durante as aulas do componente curricular de Língua Portuguesa, até o uso da pontuação serviu como abordagem ao tema. A partir de textos sobre a importância do autocuidado, os alunos aprenderam sobre o uso correto de pontuação e ortografia. A partir disso, realizaram uma pesquisa sobre o Outubro Rosa, registrando suas descobertas. Para encerrar a atividade, produziram cartões com mensagens de carinho e distribuíram às mulheres da escola, promovendo um momento de solidariedade e apoio.
Protagonismo das professoras - No Colégio Estadual Cívico-Militar Jayme Canet, no bairro Xaxim, a iniciativa teve como destaque o protagonismo das professoras e o envolvimento ativo dos alunos. Em uma homenagem especial, os alunos dos oitavos anos, confeccionaram cartazes que abordavam o tema do empoderamento feminino. Esses cartazes ressaltavam a importância da presença e da voz das mulheres na sociedade, promovendo uma reflexão sobre igualdade e valorização.
Em um momento de celebração, houve ainda entrega de flores, também confeccionadas por eles, para as professoras e funcionárias da escola. As flores foram entregues junto com a apresentação dos cartazes, em uma demonstração de respeito e reconhecimento pela importância das mulheres no ambiente escolar e na comunidade.
"A ação foi uma forma linda de mostrar o quanto nossas professoras e funcionárias são fundamentais, não apenas para a educação, mas também como exemplos de força e empoderamento para nossos alunos", finaliza Katia Belasque Bauch Vieira, diretora da escola.