Protagonismo e projeto de vida juvenil são estimulados por escola em Alagoas

Motivação

07.08.2019

 Texto de Ana Carolina Lima

Até a próxima sexta-feira (09), alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves, situada no Prado, recebem profissionais da química, direito, música, medicina e literatura que apresentarão suas histórias e como atuam nas profissões que escolheram seguir. A iniciativa partiu de Cristina Patriota, professora da unidade, e foi rapidamente abraçada pelo restante do corpo docente. A programação teve início nesta segunda-feira (05) e, durante toda a semana, a partir das 10h30, os estudantes levam suas cadeiras para o pátio da unidade e ouvem o relato dos convidados.

Jeane Moraes diz que pretende convidar profissionais de outras áreas para novas rodas de conversa Valdir Rocha

Jeane Moraes, diretora-geral da escola, conta que a ideia da professora Cristina surgiu com a perspectiva do Novo Ensino Médio, que busca o incentivo do projeto de vida e o protagonismo juvenil.  Além de mostrar quais atividades cada profissional exerce, a iniciativa visa estimular os estudantes a seguirem seus sonhos por meio da educação.

“Nossa intenção não é só trazer um relato do que é o cotidiano destas profissões, mas mostrar aos nossos alunos que eles também podem chegar lá. Independente do que eles queiram fazer no futuro, eles vão alcançar por meio da escola e do estudo”, expõe.

A professora Cristina Patriota elogiou envolvimento dos alunos Valdir Rocha 1

Interação - Cristina Patriota, responsável pela iniciativa, diz que o bate papo busca ainda instigar os alunos a ingressarem no ensino superior. Ela comemorou a receptividade dos alunos ao projeto e sua interação com os convidados.

"A resposta deles têm sido muito boa, eles escutam atentamente o que os convidados têm a dizer, fazem perguntas. Teve um dos convidados que, assim que largou o microfone, foi cercado pelos alunos que queriam saber mais sobre a sua experiência profissional”, conta a professora.

Edla Rayssa pretende seguir carreira acadêmica Valdir Rocha 1

Novo ânimo - A poucos meses de fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Edla Rayssa dos Santos já está certa do que quer fazer: a adolescente, da terceira série, pretende seguir carreira acadêmica. Ela relata que deseja cursar Psicologia, mas também tem interesse em, posteriormente, graduar-se em Letras.

“Ter contato com pessoas que passaram pela nossa situação e conseguiram conquistar o que queriam é importante porque nos dá motivação. Essa semana nos trouxe um novo ânimo e está sendo muito importante para conhecermos os profissionais também”, diz.

Rodas de conversa na Escola Dr José Maria Correia das Neves Valdir Rocha 7

Já Sidirlan Sousa ainda tem dúvidas sobre a graduação que escolherá – o estudante, também da terceira série, interessa-se por Nutrição e Educação Física, mas fala que está mais inclinado para cursar o primeiro. “A maioria dos estudantes ainda tem dúvida sobre o que fazer no futuro e essa semana ajuda muito porque a gente conhece a área”, pontua o aluno.