Projetos do Governo levam companhias do Tocantins ao maior festival de dança do mundo em Joinville

Tocantins

25.07.2025

Cerca de 40 bailarinos viajaram, na manhã desta sexta-feira, 25, para Joinville, Santa Catarina. São a Companhia de Dança EGC Movimento da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e o Balé Popular do Tocantins, que irão participar da 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, que ocorre entre 21 de julho a 2 de agosto de 2025.

É o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), envolvendo estudantes com a dança, cultura e aprendizagem, um compromisso com a disseminação da cultura do estado.

Entre as coreografias, destacam-se Rito das águas, Fuga e paixão, Meu presente, Últimos raios, Ciclos, O balancê da morena, Encontro de almas, Intensamente, Era uma vez minha história, Deusa Íris e Em busca de um lugar. Os estudantes vão concorrer em categorias de grupo, duo e solo.

Isabella Costa Siqueira, dançarina do Balé Popular do Tocantins, participa pela primeira vez em Joinville. “É uma experiência incrível, tanto para nós quanto para nosso estado. Estou com excelente expectativa sobre nosso desempenho no festival. Queremos alcançar bons resultados”, destacou a bailarina.

Ana Julya Ferreira Rocha é bailarina e estudante da 3ª série do ensino médio. Ela pertence à Companhia de Dança EGC Movimento da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. “Estou feliz e ansiosa em participar do festival, que tem o maior número de inscritos. Já participei de outros festivais de dança, como o que ocorreu em Goiânia, Goiás. Minhas expectativas são as melhores possíveis”, concluiu.

O gerente de Arte e Manifestações Culturais da Seduc, Josafá Miranda, comentou sobre o aumento de participantes do Tocantins para o festival. “Os níveis de preparação dos nossos bailarinos estão em alta, eles estão mais preparados. Por isto correu maior quantidade de aprovação na seleção de mais coreografias, por parte da comissão organizadora do Festival”, finalizou o gerente.

Balé Popular

O Balé Popular do Tocantins é um projeto do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação. Foi criado em 2013, como forma de oferecer aulas gratuitas de dança a crianças e jovens do estado. Em 2018, foram atendidos cerca de 400 bailarinos nos cinco polos. Entre as conquistas do Balé, estão as cinco premiações no Festival Internacional de Dança de Goiás, a participação no Festival de Dança de Joinville, além do segundo lugar do bailarino Maicon Cardoso em competição da Academia Americana de Dança, em Nova York – EUA.

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins