Projetos desenvolvidos em escolas do Amapá são premiados em Mostra Científica no Pará

Prêmios

10.12.2018

Por Wellington Costa

Professores e estudantes da rede estadual de ensino do Amapá foram premiados durante a IX Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), que foi realizada em Abaetetuba, no Pará, e encerrou na última sexta-feira, 7. Dos 15 projetos amapaenses finalistas, 11 receberam premiação. O governo do Estado, através da Secretaria de Educação (Seed), apoiou a viagem com doação de passagens aéreas para maioria dos integrantes da delegação.

Os projetos do Amapá são desenvolvidos em 7 escolas da rede estadual, 5 de Macapá (Antônio Messias, Nilton Balieiro, Maria de Nazaré Vasconcelos, Santina Rioli e Gabriel de Almeida Café) e 2 de Porto Grande (Elias Trajano e José Ribamar Teixeira). Entre os finalistas, cinco conquistaram o primeiro lugar em suas categorias, dois deles coordenados pelo professor Aldeni Melo, da Escola Estadual Irmã Santina Rioli.

“Os projetos de pesquisas são uma forma de metodologia diferenciada em sala de aula, pois a gente acredita que é possível ensinar pela pesquisa, principalmente na educação básica. As premiações são consequência do nosso trabalho, do empenho e dedicação dos nossos estudantes. Escola pública também é local de pesquisa”, reforçou Melo.

A MCTEA envolve projetos de estudantes das instituições públicas e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, superior e técnico, em diversas categorias estabelecidas a partir das Ciências, Engenharias e suas Aplicações. Na edição desse ano foram 934 projetos apresentados envolvendo 2.790 alunos pesquisadores, sendo 234 premiados, 120 startups e empresas participaram, além de 486 instituições envolvidas em 232 horas de exposições.

Da escola Nilton Balieiro, o projeto que usa aparas de lápis para criar uma lixeira sustentável faturou o segundo lugar em Ciências Humanas, no Ensino Fundamental. A iniciativa é coordenada pela professora Valda Barros.

“A conquista é uma felicidade diferenciada. Quando a gente se propõe a trabalhar a pesquisa científica com as crianças, surgem centenas de ideias e as mais simples acabam se tornando em algo grandioso. E foi o que eu vi lá, vendo nossas crianças sendo premiadas”, comemorou a professora.

Além de certificados, os projetos foram credenciados a participar em feiras nacionais e alguns em feiras internacionais.

Confira a lista dos projetos amapaenses premiados:

1º lugar: Potencial de aproveitamento da água da chuva: uma ótica socioambiental para regiões com palafitas. Ciências Sociais – Fundamental. E. E. Irmã Santina Rioli. Macapá-AP.

1º lugar: Avaliação da aplicabilidade do caroço do açaí como massa modelável: um estudo social da mobilização econômica e impactos socioambientais – fase II. Engenharia – Ensino Médio. E.E. Irmã Santina Rioli. Macapá/AP.

1º lugar: Mapa conceitual adaptado: um recurso didático inclusivo para alunos surdos – fase II. Ciências Exatas e da Terra – Fundamental. E. E. Maria de Nazaré Vasconcelos. Macapá/AP.

1º lugar: Fake news: o combate começa na escola. Ciências Sociais – Infantil. E. E. Santa Maria. Macapá/AP.

1º lugar: Carrinho de leitura. Ciências Humanas – Infantil. E. E. Santa Maria. Macapá/AP.

2º lugar: Etnobotânica e a saúde coletiva na Escola Estadual Irmã Santina Rioli na cidade de Macapá-AP – Fase II. Ciências da Saúde - Fundamental. E. E. Irmã Santina Rioli. Macapá-AP.

2º lugar: Lixeirinha educativa: praticando a sustentabilidade. Ciências Humanas - Fundamental. Escola Estadual Nilton Balieiro.

2º lugar: A bucha vegetal como alternativa sustentável na produção de mudas de plantas. Ciências Agrárias – Fundamental. Escola José Ribamar Teixeira Porto Grande /AP.

2º lugar: Carrinho de leitura. Ciências Humanas – Fundamental. E.E. Santa Maria. Macapá/AP.

3º lugar: Diálogos sobre a depressão: falar é preciso. Ciências da Saúde -Médio/Técnico. Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza. Porto Grande/AP.

3º lugar: CCO - carregador de celular para ônibus: um estudo da aplicabilidade da conversão fotovoltaica. Engenharias - Fundamental. E. E. Irmã Santina Rioli. Macapá – AP.

3º lugar: Compósito de resíduo de papel como aplicabilidade em designer de produtos. Ensino Médio. E.E. Elias Trajano.