Piaui
23.09.2025Uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc-PI) e da Cultura (Secult-PI) do Piauí tem aproximado estudantes da rede pública estadual de ensino da história e do patrimônio cultural de Teresina.
Em sua segunda edição, o Projeto Tour da Memória promoveu a estudantes das Escolas Seduc um passeio histórico pelos principais prédios e espaços do Centro Histórico da capital. O objetivo é promover a educação patrimonial de forma lúdica e interativa, estimulando a reflexão sobre memória, identidade e legado cultural.
“Mais que um simples passeio, o projeto é um movimento de educação patrimonial e valorização da nossa cultura. Ao percorrer o Centro Histórico, cada estudante terá a oportunidade de se tornar um verdadeiro Guardião do Patrimônio público, desenvolvendo um olhar mais atento, crítico e respeitoso sobre a cidade e sua memória”, avalia o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Ao longo de todo o percurso, estudantes das Escolas Seduc passeiam por locais que construíram a memória e identidade da capital, como o Palácio da Cultura, o Museu do Piauí, a Igreja do Amparo, o Theatro 4 de Setembro, Palácio de Karnak e as praças Pedro II e Rio Branco, além de participarem de atividades artísticas, com a Orquestra Sanfônica de Teresina.
Sob o tema “Guardiões do Patrimônio”, o roteiro interativo transforma o Centro de Teresina em um grande palco a céu aberto, com música, apresentações artísticas e narrativas históricas que destacam a importância de cada cidadão no cuidado e preservação do legado do patrimônio histórico teresinense para as futuras gerações.
Para Annalice Alves, aluna da 1ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante, a iniciativa aproxima os jovens do legado cultural que se mantém vivo no patrimônio histórico piauiense.
“Percorrer esse roteiro nos ajuda a entender mais sobre a nossa história e preservar esse legado, para que ele possa alcançar as futuras gerações. É algo essencial para que possamos compreender um pouco mais sobre a nossa cidade”, conta a adolescente.