Projeto Seduc Esportiva leva artes marciais para 34 escolas do Piauí

Piaui

30.08.2024

Em um ato simbólico e com a presença de 84 estudantes medalhistas da etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e Paralimpíadas Escolares 2024, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, entregou 130 quimonos para Estudantes Seduc inscritos na modalidade de judô do Projeto Superação, que faz parte do Seduc Esportiva, na manhã desta sexta-feira (30), no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, zona Sul de Teresina. 70 estudantes do CETI João Mendes Olímpio de Melo; 30 estudantes do CETI Solange Sinimbu Viana Area Leão; e 30 estudantes do CETI Padre Joaquim Nonato Gomes participaram do ato solene.

Nesta primeira etapa, 4 modalidades - judô, jiu-jitsu, capoeira e boxe - são ofertadas em 34 escolas de Tempo Integral, sendo 31 localizadas em Teresina, duas em União e uma em Picos. A ação beneficia 1.600 estudantes envolvidos diretamente no projeto, que recebem treinamento e suporte contínuo para se destacarem nas modalidades esportivas escolhidas.

O Secretário Washington Bandeira destacou que o esporte contribui para formação dos jovens como estudantes e cidadãos e afirmou que a meta do Governo Rafael Fonteles é inserir, pelo menos, uma modalidade esportiva em todas as escolas da rede estadual, até 2026.

 “Quando iniciamos a gestão, 120 escolas Seduc ofereciam alguma modalidade esportiva. Em 18 meses dobramos esse número e hoje 250 escolas oferecem pelo menos um esporte. O esporte tem poder de desenvolver a disciplina, o respeito, o foco e determinação e a capacidade de trabalhar em equipe. Também contribui para diminuir a evasão escolar. E esse é o nosso propósito ao aliar de forma mais ativa o esporte à educação”.

 

Bandeira compartilhou com os estudantes que foi praticante de judô na escola e que o esporte contribuiu para sua formação. “O esporte é uma ferramenta importante na formação de valores. Saber como competir e competir de forma saudável, o judô me deu isso. Então, a mesma oportunidade que eu tive quando criança, eu quero que vocês tenham também. É uma missão de vida, é um propósito de vida. Queremos formar cidadãos completos, que tenham a capacidade de enfrentar desafios e de se destacar em todas as áreas da vida, seja no esporte ou em qualquer outro campo”, afirmou.

O supervisor técnico do projeto Superação, Luiz Figueiredo Filho, contou que o projeto surgiu há 13 anos, após uma viagem ao Japão do sensei Expedito Falcão, onde percebeu que o judô fazia parte da grade curricular das escolas japonesas e que, agora, esta ideia está sendo concretizada no Governo Rafael Fonteles.

“O Seduc Esportiva é um divisor de águas para os jovens piauienses e eu acredito que daqui uns dois anos, no máximo, vamos ter vários medalhistas no nosso estado”, disse Luiz.

 

Empolgada com o judô na escola, a Estudante Júlia Nascimento Santana, do 8º Ano do Ensino Fundamental do Ceti Pe. Joaquim Nonato, é uma das beneficiadas do projeto.

 

“Eu faço judô na minha escola duas vezes na semana e isso é muito bom. Me sinto feliz e agradeço a todos que ajudam neste projeto que vai atender mais jovens, que assim como eu, amam praticar esporte”.