Projeto Redturbo desenvolvido pelo Colégio Estadual de Lavandeira impulsiona sucesso dos estudantes nas redações

Tocantins

27.01.2025

Um projeto voltado para a prática da escrita, com ênfase na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chamado Redturbo, desenvolvido pelo professor Carlos Henrique de Souza, que leciona Língua Portuguesa e é responsável pelo Projeto de Vida, no Colégio Estadual de Lavandeira, teve tanto sucesso, que muitos estudantes se destacaram com suas redações em 2024.

Entre os alunos que obtiverem sucesso estão Aliny Gonçalves Leão de Souza, que alcançou a nota 960 na redação do Enem; Ana Clara Vitória Neves dos Santos, nota 940; Felipe da Silva Brito, nota 940; Alice da Costa Castro, nota 920; Camilli Pereira Gandara, nota 920; Amanda Gonçalves Albuquerque, nota 900; Sidney Fellipe Ribeiro Martin, nota 880; e Daylyne Rodrigues de Santana, nota 800.

Já o estudante Luiz Felipe Oliveira Bastos foi aprovado no curso de Engenharia Agrônoma, pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO). E a estudante Aliny Gonçalves, 17 anos, também alcançou o 2º lugar no programa Jovem Senador, com a redação sobre “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia” e foi aprovada no curso de Nutrição pela UniDomBosco.

O projeto Redturbo é desenvolvido com os estudantes da 3ª série do ensino médio, teve início em fevereiro de 2024 e, ao longo do ano, os estudantes contaram com oficinas de textos, tutorias de redação, análise e correção dos textos produzidos, aulões e simulados, visando preparar melhor os estudantes para a redação do Enem. 

“A iniciativa surgiu a partir da necessidade de melhorar a escrita. Então, eu conversei com os alunos, falamos sobre as ações do Redturbo e iniciamos revendo a estrutura de uma redação. Eu expliquei sobre a importância de se desenvolver uma boa redação como um processo para ampliar o acesso a cursos superiores”, afirmou.

Alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, o projeto buscou desenvolver as competências necessárias para que os alunos se destaquem na redação, dominando a estrutura exigida pela prova e abordando temas relevantes de maneira crítica e fundamentada com a utilização de repertório sociocultural.

A estudante Aliny fala de sua satisfação com esses resultados. “Eu fiquei muito feliz ao ver o resultado, e o projeto Redturbo foi essencial para melhorar a minha escrita. Gostaria de expressar minha gratidão ao professor Carlos Henrique pelas orientações e paciência durante todo o processo. Suas contribuições foram fundamentais para meu aprendizado e crescimento”, frisou.

A diretora Laídes de Fátima Fonseca Sales destacou o impacto positivo que o projeto promoveu na escola. “Esses resultados demonstram que a escola está promovendo um ambiente que valoriza a escrita, a reflexão e a produção textual, habilidades essenciais não apenas para o Enem, mas para a formação cidadã. Além disso, vem reforçar a capacidade da unidade escolar em atender às demandas educacionais, ao preparar os estudantes para desafios concretos, como as avaliações externas e para a vida. Todos esses resultados representam uma alegria e satisfação, pois somos uma escola do interior e que se destacou mais uma vez, em um viés, até então nunca alcançado”, afirmou.

 

Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins