Projeto “Quando mentiras se tornam verdades”, da ECIT Areia, desmente fake news em redes sociais

Paraíba

08.11.2024

Os estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Américo de Almeida, na cidade de Areia, estão tendo a oportunidade de participar do projeto “Quando mentiras se tornam verdades”, desenvolvido pela professora de História, Katiane Borges, e que tem por objetivo desmentir notícias falsas por meio do perfil da escola na rede social Instagram. A iniciativa surgiu em uma das aulas da professora após os estudantes relatarem que tanto eles quanto seus familiares tinham dificuldades de reconhecer uma notícia não-verídica. Atualmente, mais de 20 estudantes da segunda e terceira séries do Ensino Médio participam do projeto.

A professora Katiane conta que a resposta dos alunos foi imediata. “A resposta dos estudantes foi extremamente positiva. Uma vez que o tema do projeto foi escolhido por eles e que esta ação de intervenção, de colocar conteúdos informativos nas mídias sociais da escola, também partiu deles. Então disseram que se a gente consome muito do que está na internet nos desinformando, vamos usar essa ferramenta para promover informação de maneira correta. Percebi que houve um engajamento maior por parte deles em todo processo, já que assumiram o protagonismo da ação, brilhantemente. Atualmente 22 estudantes participam do projeto ativamente”, comentou a professora.

Os temas trabalhados pelos estudantes são escolhidos por eles mesmos, com base na identificação dos alunos com as temáticas. Ana Beatriz Oliveira, estudante da segunda série do Ensino Médio, falou sobre como está sendo participar do projeto. “A partir de uma aula de aprofundamento que tivemos tivemos,debatemos sobre esse tema e me despertou interesse,pois a minha geração é muito afetada pelas fake news e porque é muito difícil lidar com as redes sociais,para conseguir identificar o que é verdade e mentira nelas e essas redes sociais afetam nossa saúde mental diretamente. As notícias falsas podem provocar consequências muito negativas,afetando diretamente a nós e até familiares,o que pode levar a algo mais sério”, refletiu a estudante.

No último vídeo lançado pela escola, as estudantes Ana Beatriz Olveira, Taylla Gabrielly e Evelyn Mariana trouxeram casos de notícias falsas que são consideradas históricas, como o caso das cartas falsas atribuídas ao então candidato à presidência Arthur Bernardes, durante o pleito de 1922. O vídeo pode ser encontrado no perfil no Instagram da ECIT José Américo de Almeida, por meio do @ecitareia, ou por meio do link: https://www.instagram.com/p/DCFK1qJSzEX/.

Responsável por dar o pontapé inicial no projeto, a professora Katiane lembrou da importância de promover o combate às fake news. “Trabalhar um tema como esse é extremamente importante. Porque as Fake News, afetam diretamente a vida dos estudantes, decidimos trabalhar essa temática, pois eles relataram experiências pessoais em que foram vítima das Fake News, relataram conviver com pessoas que consomem esse tipo de conteúdo e colocam a integridade física e mental deles e dos outros em perigo, a exemplo das inúmeras  Fake News consumidas no período da Pandemia do Covid-19.

Então eles compreenderam que, conhecer sobre esse tema poderia ajudá-los a combater essa prática e poderia ajudá-los também a serem sujeitos mais ativos na defesa dos ideais de democracia e promotores de uma justiça social”, concluiu a professora.