Projeto piloto em parceria com escola dos EUA seleciona professores para curso de educação especial

Tocantins

26.06.2019

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins 

Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Perkins School for the Blind, instituição estadunidense, três servidores da Escola Estadual Beira Rio, no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, irão participar de um curso on-line sobre Educação de Crianças e Jovens com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial (DMU/DS).

Os profissionais foram selecionados após uma série de visitas a unidades escolares, realizadas pela equipe da Perkins. A Escola Beira Rio foi escolhida por estar dentro dos pré-requisitos para ser escola piloto do Projeto de Formação de Programa Modelo, que é voltado para educação especial. Farão o curso os servidores Francisca Lima da Silva, Narcia da Silva Araújo e José Daniel da Silva.

A participação dos servidores no curso é o primeiro passo do projeto. O curso é voltado para a melhora na qualidade da educação e reabilitação de crianças e jovens com Deficiência Múltipla e Deficiência Sensorial. Ele é elaborado por profissionais da Perkins School for the Blind, instituição com mais de 30 anos de experiência em nível mundial, e tem foco em avaliação e estratégias de ensino. O corpo docente do curso é formado por profissionais da Santa Casa de São Paulo e por profissionais formados pela Perkins.

Francisca Lima da Silva é professora da sala de recursos e pontuou como o curso irá beneficiar seu trabalho na escola. “Tenho muitas expetativas e viso o aperfeiçoamento do trabalho que realizo, pois é importante aprender novas metodologias e inovar na forma de atender estudantes inclusos na escola”.

As aulas terão início no dia 5 de agosto, com atividades práticas, observação de vídeos de crianças e jovens com deficiência múltipla e deficiência sensorial, e orientação a distância na atuação junto a crianças e jovens. O curso tem carga horária de 200 horas.

De acordo com Paola Regina Martins Bruno, gerente de Educação Especial da Seduc, a parceria com a escola dos Estados Unidos é uma oportunidade de avanço na educação para inclusão no Tocantins. “Os três servidores da Escola Beira Rio, selecionados pelo instituto Perkins, terão acesso a métodos especializados, atividades práticas, e a unidade será, após o curso, modelo de referência no Estado na inclusão de estudantes com deficiência surdo-cegueira e multissensorial”, apontou.

O curso

O curso é voltado para professores de sala regular, de Atendimento Educacional Especializado (AEE), de universidades, ou outros prestadores de serviços como assessores pedagógicos, intérpretes de língua de sinais e profissionais da área da saúde que apoiam a inclusão. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho. Mais informações sobre matrícula e pagamento de taxas estão no site da Santa Casa de São Paulo.