Mato Grosso do Sul
19.09.2023Os estudantes do terceiro ano do ensino médio, período vespertino, da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues, em Campo Grande, estão desenvolvendo um novo projeto de jornalismo, envolvendo vários assuntos sobre o País e o Estado de Mato Grosso do Sul, além das informações da comunidade escolar.
O jornal aborda assuntos sobre a cultura regional, higiene e saúde, além de abordar assuntos sociais como racismo, o preconceito e o bullying, meio ambiente, assuntos voltados a educação de interesse aos estudantes da instituição, onde será uma oportunidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos três períodos, matutino, vespertino e noturno bem como os calendários com informações importantes e de interesse da comunidade escolar.
A proposta de trabalho foi motivada pelo professor Weliton Peres da Silva, responsável pela disciplina e faz parte do Componente Curricular de "ARTE", onde o mesmo é o docente responsável pela orientação das turmas organizadoras.
A proposta para o 3° bimestre é compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza, utilizando diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva, de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos, baseado nas habilidade do referencial curricular do Estado de Mato Grosso do sul (MS.EM13LGG303), (MS.EM13LGG204).
Os objetos de conhecimento são os Processos de criação colaborativa com experimentação de práticas artísticas de diferentes grupos; História e evolução da Publicidade e Propaganda no Brasil, e as vanguardas artísticas na atualidade.
A história da propaganda no Brasil remonta ao século XIX, quando os primeiros anúncios publicitários começaram a aparecer em jornais e revistas. No entanto, foi durante o século XX que a publicidade se consolidou como uma poderosa ferramenta de comunicação e marketing.
No início do século, surgiram agências de publicidade que introduziram técnicas modernas de propaganda, influenciadas principalmente pelos Estados Unidos e pela Europa. A propaganda ganhou destaque na década de 1940 com o crescimento da indústria brasileira, especialmente no setor de cosméticos e alimentos. Nos anos seguintes, a propaganda desempenhou um papel fundamental na construção da identidade cultural brasileira, promovendo produtos, marcas e até mesmo eventos culturais. Ela também refletiu e moldou a sociedade, abordando questões sociais e políticas.
Hoje, a publicidade no Brasil é uma indústria multifacetada, abrangendo desde anúncios tradicionais em mídia impressa e televisiva até estratégias digitais e influenciadores nas redes sociais. É uma parte importante da cultura e economia do país, e seu papel na sociedade continua a evoluir.
“A partir deste contexto os estudantes da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues encontram inspiração na história da propaganda brasileira para enriquecer ainda mais o projeto de jornalismo dentro da comunidade escolar criando seu próprio meio de levar informações aos seus colegas”, enfatiza professor Welinton.
“Os estudantes dos terceiros anos do período vespertino da Escola Estadual José Maria Hugo Rodrigues estão realmente empenhados em trazer informações importantes para a comunidade. Além dos tópicos mencionados, é interessante observar como a propaganda desempenhou um papel significativo na história do Brasil”, finaliza gestora Greicy Kelly Gonçalves de Menezes .
Confira na íntegra o Jornal
Adersino Junior, SED
Foto: ilustração