Mato Grosso do Sul
21.06.2024Os estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Aral Moreira, em Antônio João, participaram da proposta de produção de texto dissertativo-argumentativo que iniciou com o levantamento e ativação dos conhecimentos prévios para a situação comunicativa, sua estrutura e forma de organização, características do gênero e debate sobre o tema.
De acordo com professora responsável Ilka Flores Rego e Silva, ao considerar a atividade de produção textual como mobilização de um conjunto de conhecimentos do escritor e como uma atividade interativa complexa, a metodologia empregada nesse projeto tem como base a interação.
“Durante a atividade, foram disponibilizados vários textos dissertativos, com a proposta de leitura para ampliar o repertório e se familiarizar com o tipo textual, sua composição. No terceiro passo, os estudantes foram orientados a realizar o planejamento da escrita, com a elaboração dos tópicos frasais, argumentos e proposta. Nesse momento de seleção, organização e desenvolvimentos das ideias ficou evidente o sentimento de segurança para escrever e deram início a produção”, pontua professora Ilka.
Os textos foram devolvidos com as orientações para alterar situações devido as lacunas ou conhecimentos ainda não consolidados. “Foi realizada a reescrita do texto e novamente analisado e apontadas correções para melhorar a produção, as novas observações foram apresentadas individualmente, momento de interação para sanar eventuais dúvidas”, relata diretora adjunta Eliane Mendes Barbosa.
De acordo com o coordenador pedagógico Guilherme Baltar, ainda, considerando a situação comunicativa e os elementos linguísticos, “foi proposto uma ação, em grupo, com os estudantes para analisar os textos produzidos e apresentarem comentários e sugestões”.
Nessa perspectiva, o projeto tem com ideal a produção escrita, com estratégias de interação. “Apresenta um percurso com atividades que envolvem situações interacionais para o desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes, por meio da verificação do nível de conhecimentos, a fim de contribuir, incentivar e apoiar o aperfeiçoamento das produções, num processo contínuo que fortaleça e estimule os estudantes a escrever, a construir sentidos entre o escritor e o leitor”, finaliza diretora Franciele Guimarães de Souza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar.