Projeto de leitura de escola indígena conquista 1º lugar no Prêmio Escola que Transforma

Tocantins

22.01.2025

O projeto de leitura desenvolvido pela professora Anne Ihrêc Krahô, da Escola Estadual Indígena Mankraré, extensão da aldeia Porteira, município de Itacajá, ficou em 1º lugar no 2º Prêmio Escola que Transforma, na categoria escola estadual, Educação Indígena parcial integral/ensino fundamental, anos iniciais.

A professora Anne ficou feliz com o prêmio e com os resultados alcançados pelos estudantes. “Iniciamos o projeto porque os nossos alunos estavam com muitas dificuldades, depois de nossas atividades, os alunos desenvolveram habilidades tanto na coordenação motora quanto na leitura e na escrita”, explicou. 

O projeto teve início em março e foi desenvolvido até o mês de agosto nas turmas multisseriadas, com alunos das turmas do 1º e 2º anos do ensino fundamental. “Eram alunos que apresentavam deficiência na leitura e escrita e atividades como leitura do alfabeto, sílabas, palavras simples e encontros vocálicos, exercícios simples fizeram a diferença no desenvolvimento de habilidades”.

“No exercício da minha profissão, sempre tive a preocupação com a aprendizagem dos meus alunos, eu desejo que eles aprendam bem. Ao iniciar o projeto, pedi a Pahpãm (Deus) que me ajudasse. E quando eu passava exercício, e eles conseguiam fazer certinho, eu ficava feliz, porque eles estavam desenvolvendo habilidades tanto na coordenação motora quanto na leitura e na escrita. Os estudantes adquiriram conhecimentos de leitura e escrita necessários para os anos que estão cursando”, explicou.

“E entre as atividades, foram realizadas aulas explicativas, rodas de conversas, de leituras e contatos com a literatura infantojuvenil. E foram produzidos cartazes, um silabário para a formação das sílabas e palavras e correções de exercícios na lousa, além das atividades impressas”, comentou.

A estudante Sayonara Caharatu krahô foi uma das que avançou nas aprendizagens. “Eu estou lendo palavras e frases completas e fiquei feliz com o que eu estou aprendendo”, contou. 

A aluna Maíra Mrãj já sente a diferença com o que aprendeu. “Eu consigo ler e escrever, conheço o alfabeto, as vogais e estou aprendendo sobre as sílabas”, comentou.

Prêmio 

O Prêmio é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e integra as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).

 

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Joselia de Lima/Governo do Tocantins