Sergipe
04.06.2019
O Projeto Química na Rede, desenvolvido por alunos do ensino
médio do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos, em Aracaju,
está fazendo sucesso entre os jovens. Através da rede social Instagram,
os estudantes criaram o perfil @quimicanarede, onde três vezes por
semana postam algo relacionado à disciplina.
De acordo com a
professora Suellen Cunha, o projeto é realizado em parceria com a
Residência Pedagógica da UFS. Ao todo, 15 alunos do 1º ao 3º ano do
ensino médio se empenham na ação. Às segundas-feiras, os alunos do 1º
ano postam uma dica sobre Química no Instagram. Nas quartas-feiras, os
alunos do 2ٹ ano postam uma curiosidade. E nas quintas-feiras é a vez do
grupo do 3º ano, que posta um Quiz (questionário) sobre Química, sendo
que as respostas são divulgadas nas sextas-feiras.
Além dessas
ações, nas manhãs da terças-feiras os alunos promovem algum experimento
sobre Química no laboratório da unidade de ensino. Nesses experimentos
são abordados temas que sejam relacionados ao Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem).
“O projeto Química na Rede inicialmente seria um
blog, mas optamos por outra ferramenta. Estamos trabalhando com a rede
social Instagram porque, atualmente, é a que mais atinge os
adolescentes. Com a linguagem dos adolescentes, eles conseguem passar os
conceitos químicos abordados em sala de aula. É o conhecimento sendo
passado por jovens para jovens, despertando neles um maior interesse por
essa disciplina”, explicou a professora.
Disseminando o conhecimento
Através
do perfil @quimicanarede no Instagram, os alunos do Colégio Estadual
Secretário Francisco Rosa Santos têm disseminado o conhecimento
científico de uma forma mais interativa. É o que pensa a aluna Kauanny
Monique, do 3º ano. “Sempre gostei muito de Química e o nosso projeto é
para mostrar os conhecimentos de uma forma mais dinâmica. Muita gente
acha essa disciplina meio chata e a gente quer mostrar que ela pode ser
divertida também. Queremos passar o conhecimento para as pessoas e dar a
oportunidade para que elas possam dividir o que sabem com a gente”,
disse.
Quem também apoia o projeto é o seu colega, Marcos Dantas.
“É importante a gente repassar os nossos ensinamentos para as outras
pessoas. E essa é uma maneira de a gente expandir a área da Química nas
escolas. O Instagram é uma ferramenta bastante útil porque, hoje em dia,
quase todos os jovens têm perfil nessa rede social, então é uma forma
muito eficiente para disseminar o conhecimento”, declarou.