Reconhecimento
05.04.2021A Escola Estadual Arthur Ramos, do Pilar, foi premiada na edição 2021 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo (Febrace-USP), a maior feira de iniciação científica do país. O estado de Alagoas também foi premiado com a Escola SESI de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes, de Maceió, escolhida como o Destaque da Federação.
A unidade do Pilar, que apresentou o projeto SLIMP – que consiste em produtos de limpeza sustentáveis utilizando a folha e a fibra da bananeira – foi agraciada com o Prêmio Marília Chaves Peixoto, concedido pelo Grupo de Estudos de Gênero da Politécnica da USP.
Orientadora do projeto, a professora Tatiane Lima comemora o resultado. “Estamos super felizes, nossas alunas são muito merecedoras,pois, mesmo com os obstáculos da pandemia, não mediram esforços para desenvolver o projeto. A escola pública merece. O Pilar merece”, celebra a orientadora, que também contou com o apoio da professora Thalyta Rabêlo na co-orientação.
As estudantes Maria Izabel da Silva e Thawane Silva Santos, ao lado da colega Mikaely Vitória dos Santos, desenvolveram o trabalho e se dizem felizes com o reconhecimento. “A premiação teve um significado enorme para nós. Somos do interior e representar nossa cidade com essa premiação foi muito importante, pois mostra nossa capacidade para todo o Brasil e inspira outros jovens de pequenos municípios”, frisa Thawane.
Para Maria Izabel, a premiação também abre um leque de oportunidades. “Esse prêmio é muito importante principalmente porque temos pensamentos futuros na área acadêmica de fazer curso superior tanto na área de química quanto em outras áreas. Ele traz um fortalecimento, um enriquecimento para nosso currículo abrindo novos caminhos”, afirma.
A feira – Realizada em formato online, a Febrace ocorreu no período de 15 a 17 de março, e contou com a participação de 345 projetos desenvolvidos por 716 estudantes de 295 escolas de ensino fundamental, médio e técnico os quais foram expostos na plataforma Febrace Virtual.
O estado de Alagoas foi representado por quatro projetos: a cola natural feita a partir de materiais descartáveis da Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa (Arapiraca); os cosméticos produzidos a partir do beneficiamento e resíduos do coco (Coresí) da Escola Estadual Théo Brandão (Maceió),; a linha de produtos de limpeza sustentáveis que utilizam a folha da bananeira (SLIMP) da Escola Estadual Arthur Ramos (Pilar) e as placas em braile sustentável da Escola Sesi de Educação Básica Industrial Abelardo Lopes (Maceió).