Projeto de composteira tecnológica da ECIT de Cuité vai representar a Paraíba na Etapa Nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae

Paraíba

25.10.2024

Aequipe GaiaComp da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Itamar da Rocha Cândido, do município de Cuité, vai representar a Paraíba na Etapa Nacional da 2ª edição do Desafio Liga Jovem do Sebrae. O grupo vai disputar com outras três equipes do Nordeste, dos estados de Pernambuco, Ceará e Alagoas, além das equipes das regiões do Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O evento será em São Paulo de 25 a 29 de novembro deste ano.

O projeto trata-se de uma composteira tecnológica, na qual são utilizados sensores avançados que vão monitorar temperatura e umidade do material orgânico em decomposição. O objetivo do GaiaComp é a utilização de tecnologias inteligentes para promover a sustentabilidade e uma gestão mais eficaz dos resíduos orgânicos, incentivando práticas ambientalmente responsáveis. Os estudantes Agnes Louise da Silva, Giovanni Silva Souto, Rone Raiz Araújo e Wildson Santos Soares são coordenados pelo professor João Paulo Silva e vão disputar na categoria Ensino Profissional.

“Estamos desenvolvendo também um aplicativo interligado a estes sensores, que permite um acompanhamento em tempo real dos dados coletados. Através do aplicativo, os usuários poderão receber notificações e recomendações sobre a gestão da composteira, garantindo assim um processo de compostagem mais eficiente e controlado”, explicou o professor que coordena o grupo.

A equipe GaiaComp participou de quatro fases: Esquenta nas redes, Virada Empreendedora, Estadual e Regional. A última fase será a nacional e os estudantes vão concorrer às seguintes premiações: 1º lugar ganhará uma Missão Internacional de até 10 dias, para destino ainda a ser definido; para o 2º lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch; já para o 3º lugar, a premiação para participante da equipe e seu professor orientador será um tablet.

“O sentimento é de grande gratidão, entusiasmo e orgulho. A equipe tem se mostrado extremamente dedicada e ao longo de todo o processo, foram mais de seis meses de dedicação ao projeto. Chegar à etapa final é um reconhecimento do esforço e do potencial que nossos estudantes têm para desenvolver soluções que impactam positivamente a nossa comunidade”, comemorou o professor.

Com essa classificação, cada componente da equipe ganhou um smartphone e uma viagem paga para São Paulo, onde disputarão a etapa Nacional.