Projeto “Consciência, Cultura e Identidade Negra: Valorizando Saberes” é realizado na Escola Estadual Vespasiano Martins

Mato Grosso do Sul

11.09.2024

Os professores da área de Ciências Humanas da EE Vespasiano Martins, em Campo Grande, iniciaram, no final do mês de agosto, o projeto intitulado “Consciência, Cultura e Identidade Negra: Valorizando Saberes”, que tem como objetivo compreender a importância da cultura africana e afro-brasileira na formação histórica, cultural e social do Brasil.

De acordo com os professores responsáveis, Joelma Inês Evangelista e Oclécio Alves Cabral Filho, o projeto tem como escopo reconhecer a importância das origens e de trajetórias coletivas da população negra, que podem contribuir para que os estudantes se identifiquem e desperte uma relação mais intrínseca com a ancestralidade histórica e cultural de povos basilares que moldam a trajetória histórica da população brasileira.

“Tendo como base a Lei n 10.639/2003 pretendemos informar nossos estudantes sobre a importância histórica de pessoas negras como contribuintes para a sociedade em diferentes aspectos como: economia, política, cultura e religião no Brasil. Considerando-os como sujeito e protagonistas da própria história e conquistas. E dessa forma desconstruir preconceitos que perpetuam na sociedade brasileira e contribuir para a promoção de uma formação escolar antirracista”, menciona o coordenador de área, professor Guido Nogueira Júnior.

A abertura do projeto, no dia 30 de agosto, contou com a participação dos representantes da religião de matriz africana Solange Aparecida Xavier e Rayanne Jarcem. “Foi um momento em que os estudantes puderam conhecer e aprender sobre essas religiões e desmistificar estereótipos. As falas das representantes salientaram questões sobre respeito a diversidade religiosa, a relação dessas religiões com a natureza, promoveram reflexões sobre a nossa ancestralidade por meio da contribuição cultural e identitária da cultura africana para o nosso país”, finaliza diretor Leossandro Carlos Adamiski.

Confira, abaixo, a programação das ações do projeto:

Agosto a novembro: Durante as aulas os professores, em especial da área de humanas, desenvolverão atividades relacionadas a cultura afro-brasileira e questões étnico-raciais a fim de fomentar o aprofundamento do conhecimento dos estudantes. Atividades propostas: Cinema negro, culinária afro-brasileira, clube de leitura de autores negros, dicionário de palavras afro-brasileira, entre outras.

Agosto: "Roda de conversa: Conhecendo as religiões de matriz africana", convite a representantes de religiões de matriz africana para que possam vir até a unidade escolar dialogar com os estudantes sobre as religiões que seguem e representam;

Setembro: Para o 3º ano do ensino médio - Palestra: "Política de Cotas: Para que e para quem?", nessa atividade busca tirar dúvidas sobre a política de cotas, como e quando foi construída, quem é o público alvo da política e o que os estudantes devem fazer para se candidatar a essa modalidade de reserva de vagas. Para o ensino médio e fundamental- Palestra: "Reflexões sobre raça e tipos de racismo no Brasil", nessa atividade fará uma discussão sobre as questões sociais que envolvem o conceito de raça e como o racismo se manifesta de diferentes formas no país.

Outubro: "Sarau dia da representatividade"- nessa atividades fará convite para artistas negros de diversos áreas a fim de que possa conversar com os estudantes, fomentando reflexões acerca da diversidade e representatividade negra nos mais diversos espaços.

Novembro: Atividade de culminância do projeto Consciência, Cultura e Identidade Negra: Valorizando Saberes. Os estudantes devem apresentar os trabalhos que foram desenvolvidos em sala relacionados a temática do projeto.

 

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.