Mato Grosso do Sul
16.04.2024O programa Justiça Restaurativa na Escola implantado na REE (Rede Estadual de Ensino) em 2012 a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), tem o objetivo de promover a Cultura da Paz a partir da resolução de conflitos e sua prevenção.
Somente entre fevereiro e abril de 2024, o programa JRD (Justiça Restaurativa) já realizou 101 círculos de diálogos nas escolas atendidas pelo programa.
Já ao longo do ano de 2023, a equipe da JRD realizou 279 círculos de construção da paz, 44 rodas de conversa e 3 oficinas de comunicação não-violenta. Todos os atendimentos em 2023 resultaram em 4796 participações de estudantes.
Para Valquiria Rédua da Silva, Psicóloga Me. Gestora da Coordenadoria de Psicologia Educacional da SED, os diálogos oportunizam os estudantes para o enfrentamento de situações de violência.
“Entendo que os espaços de diálogos oportunizados aos estudantes são fundamentais nas escolas para o enfrentamento de situações de violência que se manifestem na escola e para a facilitação de processos reflexivos e dialógicos sobre o pensar, sentir e agir de sujeitos e coletivos na escola e na sociedade”, afirma Valquiria.
Ela diz ainda que é preciso buscar soluções que superem as relações violentas e desumanizadoras, e que se estabeleçam através do diálogo e de medidas educativas.
A JRE pode desenvolver na escola os círculos de diálogo voltados a temáticas como: respeito, valores, bullying, estabelecendo acordos em sala de aula, projeto de vida, além de círculos voltados para situações específicas como comportamento autolesivo, por exemplo.
O círculo de diálogo é um processo de comunicação estruturado que permite a criação de um espaço de diálogo seguro a fim de que todas as vozes sejam ouvidas. Por meio de uma metodologia própria, a experiência do círculo proporciona o fortalecimento de vínculos e a construção de uma comunidade saudável, na qual todos os membros se sintam conectados e respeitados.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Fotos: Ricardo Agra