Sergipe
05.02.2020A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seads/Dase), realizará no dia 14 de fevereiro, das 8h às 13h, no auditório da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, o Workshop Internacionalize-se. O evento terá como principal objetivo promover o compartilhamento de experiências de professores que participaram de programas de intercâmbio mediados pela Seduc, como o Jovens Embaixadores, Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), entre outros. Os interessados podem se inscrever através do link:https://bit.ly/2ugrb2D.
Na manhã desta segunda-feira, 3, foi realizado na sala de reuniões da Seduc um encontro preparatório para o Workshop, momento em que os 13 professores que participarão se reuniram com a equipe do Seads para definir todos os detalhes do evento. O encontro contou com a presença da coordenadora do Seads, Danielle Virginie Santos Marinho, e das técnicas Nádia Cardoso, Célia Gil e Bernadete Carneiro.
A coordenadora Daniele Virginie explicou que, ao todo, serão ofertadas 120 vagas para o Workshop, que terá como público-alvo professores da rede estadual de ensino, de qualquer área. Durante o evento, 13 professores e dois alunos que participaram de programas de intercâmbio farão o relato de suas experiências com o objetivo de estimular a participação de outros professores.
"Queremos incentivar a participação de mais professores nesses programas, que são mediados pela Secretaria de Educação, pois, além de agregar muito valor a eles, os impactos dessas experiências deles são muito positivos nos alunos", disse Daniele Virginie.
Compartilhamento
Durante a reunião de preparação, os professores que participarão do Workshop Internacionalize-se fizeram uma apresentação prévia do que irão compartilhar durante o evento, para ajustar a dinâmica dos relatos de experiência. Uma das professoras que estarão no Workshop será Tatiana Serra dos Santos, que ensina no Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Ela trabalha com os seus alunos no Clube de Inglês, que agora se tornou uma disciplina eletiva do Ensino Médio em Tempo Integral da escola, e vai falar sobre sua experiência no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI).
"Em um evento como esse Workshop a gente vê a experiência dos colegas, o que podemos aplicar em nossa escola, e também divulgar o que estamos fazendo para que eles possam replicar em suas aulas. Essa troca de experiência é válida e sempre benéfica. Isso dá muita motivação para todos nós. Depois que participei do PDPI, voltei para o Brasil com mais bagagem cultural e pedagógica para ajudar e incentivar os alunos a estudarem o idioma inglês", declarou.
Quem também está engajado nessa causa é o professor José de Arimatea Diniz Fontes, que leciona Inglês no Centro de Excelência Doutor João de Melo Prado, em Divina Pastora. Ele foi um dos quatro brasileiros que participaram, em 2019, do Fulbright DAI, programa de Intercâmbio de iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, o qual oferece oportunidade para que professores do ensino médio da rede pública participem de um curso de aperfeiçoamento, de cinco meses, nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.
Para ele, compartilhar experiências é fundamental para inspirar outros professores. "Acredito que a inspiração que esses encontros favorecem é algo que fica de legado e que pode estimular outros professores a participarem desses programas. Se eu, que sou professor de inglês, adquiro a cultura desse idioma e a habilidade para a fala na prática diária, eu terei maior habilidade para ensinar aos alunos. Esse é o fruto que os estudantes colhem e eles serão os primeiros a receber esses bons resultados", afirmou.