Amazonas
23.09.2025Educadores da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7), participaram, na manhã desta segunda-feira (22/09), da 1ª Formação Pedagógica: Estratégias para superar desafios de aprendizagem no 2º Ano do Ensino Fundamental, com foco nos descritores cobrados no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas 2025 (Sadeam). O tema central da capacitação foi "Da teoria à prática: estratégias lúdicas para descomplicar os descritores críticos".
O curso foi realizado na sede da Coordenadoria, localizada no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus, e contou com a participação de professores que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, público-alvo do Sadeam.
Os educadores trabalharam as habilidades de construção de significado a partir de pistas textuais e contextuais, relação de elementos sonoros das palavras com sua representação escrita, e classificação dos resultados de eventos cotidianos aleatórios como "pouco prováveis", "muito prováveis", "certos" ou "impossíveis".
“Essa formação surgiu a partir do simulado que nós fizemos com os alunos do 2º ano. Nós identificamos as dificuldades dos estudantes em alguns descritores, e então o Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta, a convite da coordenadoria, está realizando essa capacitação para os professores como uma das ações para o programa Amazonas + Alfabetizado”, ressaltou a coordenadora da CDE 7, Silvia Porfírio.
Aprendizado
Durante a manhã, os professores participaram de palestras e oficinas que abordaram a importância da leitura como base para todas as áreas, estratégias para engajar a leitura entre os estudantes, além de estratégias para estimular a lógica matemática dos alunos. No encerramento, os educadores puderam partilhar ideias para serem aplicadas em sala de aula.
Para a professora Cliciana Pinheiro, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Rafaiel Henrique Pinheiro dos Santos, as capacitações realizadas têm um grande impacto nas práticas pedagógicas adotadas e o reflexo disso virá nos resultados das avaliações.
“Estamos em busca de estratégias inovadoras para trabalhar em avaliações externas como o Sadeam e o Saeb, em prol de alavancar o ensino das escolas públicas de Manaus, assim como do estado do Amazonas”, destacou a professora.
TEXTO: Maria Eloá
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar