Piaui
19.04.2023Na Rede Estadual de Ensino o professor está em constante aprendizagem para melhorar sua prática e um destes exemplos acontece com o projeto Expresso do Ensino, promovido pela 2ª Gerência Regional de Educação (GRE). Nesta quarta-feira (19), os trabalhos do expresso do Ensino tiveram início na Unidade Escolar Gayoso e Almendra, no município de Batalha, localizado a 143 quilômetros de Teresina.
Nas “bagagens” do Expresso do Ensino, as equipes multiprofissionais mantêm um calendário de atividades destinadas a sanar dúvidas e dificuldades, sistematizar e buscar soluções de estratégias no desenvolvimento dos seguintes programas: Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); Avaliação Global Integrada (AGI); Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP; Itinerários Formativos; Projetos, Programas e Planos das escolas.
De acordo com a gerente regional, Perpétua Barbosa, o projeto foi criado para atender os 70 profissionais da educação, como gestores escolares, coordenadores pedagógicos, supervisores e professores nas 39 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional.
“O projeto foi idealizado para compreender sobre os resultados das avaliações externas, seus limites e possibilidades, bem como implementar novas estratégias pelo corpo docente para estimular o desenvolvimento dos alunos”, pontuou a gerente.
Todos os técnicos de ensino e do Canal Educação estarão envolvidos nas viagens do expresso e conhecedores das bagagens, conforme explica o técnico da 2ª GRE, Kennedy Junior. “Este projeto será realizado por municípios com suas respectivas escolas. Portanto, em cada município visitado o público presente será dividido em salas temáticas e ao final acontecerá uma discussão coletiva com os presentes das salas temáticas”, disse.