Tocantins
07.02.2025Com o objetivo de ajustar a proposta do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação às expectativas dos docentes, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando plenárias para ouvir os servidores efetivos sobre a proposta do Governo do Tocantins. Nessa quinta-feira, 6, o evento ocorreu no auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, em Pedro Afonso, com a participação de mais de 100 professores concursados, pertencentes à Superintendência Regional de Educação (SRE) de Pedro Afonso.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, explicou todo o processo de reelaboração do novo PCCR, enfatizando a necessidade da participação dos profissionais na construção do plano e elencou os benefícios para os trabalhadores da Educação na gestão do governador Wanderlei Barbosa.
“Estamos conversando com os professores a respeito do nosso plano de carreira. É um cuidado que temos com os profissionais. Temos avançado muito na valorização dos servidores, com a quitação de todos os direitos que estavam atrasados, de gestões anteriores. Criamos o Programa de Fortalecimento da Educação, buscando valorizar cada profissional, e agora estamos progredindo no diálogo para que o PCCR atenda os anseios da classe, conforme o que o governo possa cumprir com os compromissos financeiros firmados”, destacou o secretário.
O professor de língua portuguesa, Francisco de Assis, do Colégio Cristo Rei, de Pedro Afonso, disse que tem expectativas positivas para o novo plano. “Acredito que podemos alcançar muitos benefícios a partir dessa discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração. Que sejamos todos contemplados, tanto os mais velhos de carreira quanto os novatos na profissão”, pontuou.
Comissão
Para a construção do novo plano, foi instituída a comissão pelo Decreto 6.802, de 6 junho de 2024, composta por seis instituições representativas: a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Estado Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Estado da Administração (Secad), a Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), o Instituto de Previdência Social (Igeprev) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet).
Edição: Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira /Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins