Professores da rede estadual do Tocantins participam de projeto de formação em educação midiática e ambiental para a COP30

Tocantins

20.05.2025

Profissionais da educação da rede estadual do Tocantins participaram, entre os dias 14 e 16 de maio, da “Formação MídiaCOP – Educação Midiática e Ambiental”, em Belém (PA). O encontro, voltado para os estados da Amazônia, é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Ministério da Educação (MEC), do Governo Francês, por meio da Embaixada da França no Brasil e do Centre pour l’Éducation aux Médias et à l’Information (CLÉMI).

A formação tem como objetivo integrar os estados da região norte, bem como capacitar educadores das redes estaduais sobre temáticas de educação midiática e ambiental no contexto da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), para que se tornem multiplicadores em seus territórios de origem, desenvolvendo projetos relacionados ao assunto. Além de fortalecer a comunicação em defesa do meio ambiente e combater a desinformação sobre as mudanças climáticas.

Participaram das ações do curso ministrado, representando o Tocantins o coordenador pedagógico da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias da Escola Estadual Márcia Barbosa Castro, Arthur Barbosa de Oliveira, e o coordenador pedagógico da área de Ciências da Natureza e professor de Biologia na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, José Adriano Cavalcante.

Para o educador Arthur Barbosa de Oliveira, a participação no evento é essencial para construção do projeto integrador da área de linguagens na sua unidade educacional. “Estamos desenvolvendo na escola um centro de mídias específico sobre combate à desinformação a cerca da sustentabilidade. Os alunos protagonistas estão se envolvendo com atividades midiáticas do campo jornalístico. Além disso, o projeto se alia ao contexto do SAEB, buscando relacionar o contexto da sustentabilidade com os descritores da avaliação”.

O professor José Adriano Cavalcante revela que a formação o capacitou para desenvolver atividades com os estudantes. “Na Escola Profa. Elizângela a proposta do MídiaCOP se desdobrou em uma disciplina eletiva, que tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades da educação midiática e a formação em educação ambiental para os biomas tocantinenses. Também trabalhamos na produção de vídeos do tipo ‘react’ em relação as ‘fake news’ e desinformações sobre o meio ambiente e desastres ambientais”.

Durante a formação, os participantes aprenderam sobre a parte técnica da produção de conteúdos midiáticos nas escolas, como a criação de podcasts, vídeos e jornais, além dos fundamentos para abordar a temática ambiental por meio da comunicação de forma crítica e ética.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins