Minas Gerais
24.11.2025
Dois professores da rede pública estadual estão entre os 20 medalhistas de ouro da segunda edição da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Como parte da premiação, os educadores mineiros terão a oportunidade de participar, em maio de 2026, de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China.
Os participantes
Entre os premiados, está Felipe Corrêa da Cruz Escobar, professor da Escola Estadual Mercedes Nery Machado, em Juiz de Fora, que há cerca de 10 anos desenvolve um trabalho contínuo de incentivo aos alunos por meio da preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Felipe conta que decidiu participar da OPMBr após conhecer a iniciativa em um curso do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
“Quando ouvi falar da essência dessa olimpíada, fiquei muito ansioso e gostei muito de participar”, destaca Felipe. A Olimpíada procura reconhecer docentes que demonstram dedicação ao ensino e ao desenvolvimento de seus estudantes, fortalecendo uma cultura de aprimoramento constante e evolução profissional. O professor também celebra o resultado de Minas Gerais na OPMBr: “Fiquei muito feliz por Minas ter seis medalhistas de ouro”.
Também medalhista de ouro, Thais Maria Barbosa Goulart, que se inscreveu no evento através da Escola Estadual Professora Nilza Gomes Bergman, em Sarzedo, comemora sua segunda participação na OPMBr. “Essa olimpíada tem motivado a busca constante por aprimoramento profissional. Em todas as etapas pude refletir sobre o meu trabalho, criar estratégias para superar desafios e melhorar o ensino de Matemática”, explica.
O projeto
Idealizada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e contando com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, a OPMBr tem como objetivo valorizar iniciativas criativas e inspiradoras no ensino da Matemática.
Nesta edição, mais de 1,2 mil docentes participaram das três fases do processo seletivo: uma prova escrita, a produção de um vídeo sobre práticas pedagógicas e uma entrevista com especialistas, entre eles o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque.
Como reconhecimento, os 20 professores premiados com medalha de ouro farão, em maio de 2026, um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, onde visitarão o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco).