Sergipe
24.05.2021O professor Adalberto Custódio Dória, que ensina educação física no Colégio Estadual Coelho e Campos, em Capela, encontrou uma maneira lúdica e divertida para ministrar suas aulas. Com o apoio da unidade de ensino, ele está realizando atividades online com os alunos do 3° ao 9° ano do ensino fundamental. Devido às dificuldades do ensino remoto, ele buscou formas dinâmicas e atrativas para motivar a participação dos alunos nas aulas. E a iniciativa vai além, pois promove a interação das crianças com seus pais e familiares.
Adalberto envia os vídeos para os seus alunos, pelo WhatsApp, com orientações sobre como desenvolver alguns tipos de brincadeiras. Um dos objetivos dessas atividades é fazer o resgate das culturas africana e indígena, com brincadeiras típicas como: jogo da onça, amarelinha africana, jogo de tabuleiro, boliche, jogo das sete pedras, entre outras. Juntamente com o vídeo, o professor também envia textos e áudios contextualizando essas atividades, para que as crianças aprendam mais sobre a história dessas brincadeiras. Os estudantes, então, desenvolvem os jogos em casa com o auxílio dos seus pais, gravam em vídeo e enviam de volta para o professor.
A grande motivação desse projeto, além de ensinar um pouco mais de cultura às crianças, é incentivar a interação delas com as suas famílias, já que neste momento de aulas remotas elas estão em casa com seus pais. Os alunos se envolvem na prática esportiva, passam a conhecer novas formas de brincar e interagem mais com os familiares. “É importante para que a gente possa trabalhar a socialização familiar dessas crianças, incentivar a prática de esportes e brincadeiras, além de ensinar um pouco mais da cultura indígena e africana, colocando outras modalidades que os alunos ainda não conhecem”, explicou o professor.
Arivaldo Silva Santos, coordenador pedagógico da unidade de ensino, destaca que essa iniciativa do professor Adalberto é de fundamental importância. “Não só os alunos participam, mas também as famílias. Essas aulas acontecem de forma prática, na casa das crianças, fazendo com que resgatem costumes culturais, conciliando com a aprendizagem. Esse projeto acaba socializando os alunos e suas famílias acerca da aprendizagem e dos conteúdos trabalhados, e os motiva a participarem das aulas. É uma forma de dar ludicidade às aulas, unir famílias e, principalmente, trabalhar o pedagógico”, disse.
Muitos pais de alunos dizem gostar bastante de estarem juntos dos seus filhos nessas atividades. É o caso de Márcia Teixeira, mãe da pequena Greicieile Teixeira, aluna do 3º ano do ensino fundamental. “Com as aulas online, os alunos passam muito tempo parados. Então a forma como o professor está ministrando a educação física está sendo legal. Eu sempre fui uma mãe presente, mas sei que muitos pais não são. E essas atividades estão incentivando-os a interagir mais com seus filhos, e as crianças acabam se desenvolvendo mais”, declarou.