Amapá
06.02.2025Por Breno Pantoja
Levando o ensino para uma das regiões mais remotas do estado, o professor Osvaldino Santos Silva, 35 anos, percorre cerca de 24 horas pelo rio Amazonas de barco para chegar até seus alunos na Escola Estadual Benevenuto Soares Rodrigues, localizada na comunidade Freguesia do Bailique, em Macapá. Ele se dedica ao ensino da língua francesa, mostrando que a educação pode transformar realidades, mesmo nas regiões mais distantes.
Com licenciatura plena em Letras – Francês e especialista em Administração, Supervisão e Orientação Escolar, Osvaldino encontrou no ensino um propósito para mudar o modo de ensinar o francês. O amor à língua começou ainda no ensino médio, quando iniciou os estudos no Centro Danielle Mitterrand. Esse contato inicial despertou a paixão pelo idioma e, anos depois, o levou a lecionar na rede pública.
Mesmo com as dificuldades de acesso ao Bailique, o professor vê na educação um caminho para abrir novas possibilidades aos estudantes.
“O que me motiva é a minha missão: levar conhecimento a comunidades distantes da capital e contribuir para a formação dos alunos, ajudando-os na construção de um futuro melhor para eles. E eu fico grato pelo Governo do Estado implementar essa disciplina na rede pública de ensino”, afirma o professor, emocionado.
Com a proposta de tornar o ensino da língua francesa mais dinâmico e acessível, "Dino", como é conhecido, criou o projeto “Apresente-se: diálogos audiovisuais de iniciação ao estudo da Língua Francesa”. A iniciativa incentiva os alunos a produzirem vídeos nos quais se apresentam em francês, utilizando cenários do próprio ambiente onde vivem. O método tem ajudado na memorização e na fluência do idioma, além de aumentar o interesse dos estudantes pela disciplina.
VEJA OS VÍDEOS APRESENTADOS PELOS ALUNOS
O projeto também tem impacto direto na confiança dos alunos. O educador recorda o caso de uma estudante extremamente tímida que, no início, mal conseguia se expressar. Com a prática dos vídeos, ela foi ganhando mais segurança e, ao final do módulo, era uma pessoa completamente diferente.
Reconhecimento do projeto "Iniciação ao estudo da Língua Francesa"
O trabalho realizado na escola rendeu ao professor o prêmio Juventude que Muda a Educação Pública, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), como destaque da Região Norte. Ele foi premiado com uma viagem a Recife, onde apresentará os resultados do projeto no Encontro Pré-Congressual da Juventude, que acontece nos dias 17 e 18 de julho.
O reconhecimento reforça a importância do aprendizado do francês no Amapá, estado que faz fronteira com a Guiana Francesa. O professor destaca que muitos alunos já possuem um contato indireto com o idioma por meio de parentes ou conhecidos que vivem no país vizinho.
“Essa proximidade geográfica torna o ensino do francês essencial para nós. Ter essa disciplina na rede pública é uma grande oportunidade para os estudantes que, muitas vezes, não teriam condições de pagar por um curso de idioma. Dentro da escola está acontecendo algo grandioso: a construção de saberes. Eu acho isso magnífico”, ressalta Osvaldino.
Além disso, o servidor segue determinado a expandir o trabalho e tornar as aulas cada vez mais envolventes, utilizando ferramentas tecnológicas, músicas e recursos que aproximem os alunos da língua francesa, além de expandir a iniciativa para outras comunidades no estado, levando educação pública e o fortalecimento do protagonismo dos estudantes.