Primeira turma do ‘Sergipe no Mundo’ embarca para intercâmbio internacional

Sergipe

19.08.2024

Emoção e alegria marcaram o embarque dos 30 primeiros alunos da rede estadual de ensino contemplados pelo programa ‘Sergipe no Mundo’, que foram na sexta-feira, 16, para intercâmbio cultural na Inglaterra, Irlanda e Espanha. A viagem marca a história da Educação pública no estado, por ser a primeira turma que, com investimento do Governo do Estado, vai além das salas de aulas sergipanas e passará por uma imersão cultural e linguística.

A intercambista Juhlia França de Aragão, do Centro de Excelência Dom Luciano Cabral Duarte, em Aracaju, disse que anotará no tablet disponibilizado pelo ‘Sergipe no Mundo’ as principais conquistas e memórias da viagem de 30 dias na Inglaterra. “Quero aperfeiçoar meu inglês e retornar com o acesso garantido a uma faculdade de lá. Vou aproveitar a oportunidade que estou tendo”, planejou.

Do Centro de Educação Profissionalizante Agonalto Pacheco, em Neópolis, a aluna intercambista Emilly Matias, disse “estar caindo a ficha agora”. Prestes a embarcar para a Irlanda, a jovem destacou que a sexta-feira já ficou marcada na memória. “A expectativa é grande. Vou aproveitar os estudos, os passeios, minha família de lá”, destacou.

Enquanto os alunos planejavam os sonhos a realizar, a emoção tomava conta dos corações também dos pais e responsáveis. A mãe Patrícia dos Santos não segurou as lágrimas de emoção e alegria por acompanhar a filha Laisa Gabrielle, do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, na primeira viagem internacional. “A semana foi de muita conversa, de orientação, de choro, mas sei que é uma realização dela e da minha também”, contou. 

No dia 15 de novembro, mais 19 alunos farão o check-in no aeroporto de Aracaju em direção aos Estados Unidos e ao Canadá, contabilizando o total de 49 jovens contemplados pelo programa neste semestre.

Trajetória de viagem

O programa Sergipe no Mundo, inicialmente, teve 180 jovens classificados de acordo com edital público. Logo depois, veio o sorteio público com os 50 nomes dos intercambistas, os primeiros encontros, a emissão de documentos e a entrega dos kits de viagem. Cada intercambista recebeu um kit composto de uma mala com capacidade de 23kg, um tablet, mochila, agasalho (blusão e calça), necessaire, porta-documentos, camiseta, squeeze e a bandeira de Sergipe. Além de tudo isso, a bagagem está composta pela vontade de conhecer um novo país, pela experiência que vai adquirir e pelo aperfeiçoamento de outro idioma. 

Na fase final do processo, houve uma desistência, por isso viajam nesta primeira fase 49 jovens. A previsão é que a cada semestre 50 estudantes ingressem no ‘Sergipe no Mundo’.

“É uma experiência de vida fantástica, rara, espero que eles possam ganhar conhecimento, cultura, viver outra história que marca para toda a vida. Que essa primeira turma seja uma inspiração para outros jovens. Essa é a primeira turma, porque o programa é semestral, ou seja, 100 alunos por ano” afirmou o governador Fabio Mitidieri, ao desejar boa viagem a todos os intercambistas.

Internacionalização da educação pública 

O programa ‘Sergipe no Mundo’, lançado em junho pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), tem a missão de internacionalizar a educação pública e proporciona aos estudantes da rede pública a experiência única de estudar em outro país, conhecer novas culturas, costumes e obter um estudo mais aprofundado dos idiomas inglês, espanhol e francês. Esse programa tem como objetivos valorizar e incentivar o aprendizado de uma segunda língua durante o ensino médio, além de fortalecer os laços de cooperação por meio do intercâmbio estudantil.

O secretário de estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, esteve presente para abraçar cada um dos intercambistas e familiares. Ele agradeceu a toda a equipe Seduc que há mais de um ano trabalha para que esse o intercâmbio seja um momento de conhecimento e oportunidade.  

Ele lembrou que cada estudante tem um sonho a concretizar, que viajarão acompanhados de monitores da Seduc e da empresa contratada, e tem estudantes de todo o estado. “São jovens que embarcarão para o mundo e o mundo retornará com eles. É virar uma chave, porque esses jovens retornarão com outro potencial”, destacou o secretário. 

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Seduc, Eliane Passos, expressou o quanto é importante e gratificante esse processo de internacionalização. “É um marco para a educação pública, porque entra para a história como o primeiro grupo. Muitos estudantes viajam pela primeira vez e, se conversarmos com cada um deles, veremos que todos falam de realização de sonhos. Eles sabem o que estão fazendo aqui e o que querem viver”, salientou.