Ensino Médio
04.03.2021O Pré-Enem Digital, projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), terá mudanças na edição deste ano. Entre as alterações estão um concurso de redação para os estudantes e a ampliação no número de cidades que terão aulas presenciais, respeitando protocolos de biossegurança.
A estimativa é que o projeto atenda neste ano 45 mil alunos. Os estudantes poderão começar a assistir as aulas gravadas a partir de abril, tanto na TV Assembleia (na TV aberta) quanto no canal do Pré-Enem Digital no YouTube.
Os primeiros conteúdos liberados em vídeo terão foco em Redação, Literatura e Interpretação de textos. Já a partir de maio começam a ser veiculados os vídeos das demais disciplinas.
Essas primeiras aulas já terão como objetivo iniciar a preparação dos estudantes para o concurso de Redação, que será lançado em abril, voltado para os alunos do 3º ano do Ensino Médio de toda a rede estadual, incluindo os inscritos no Pré-Enem Digital.
As inscrições para o concurso serão abertas em maio. O prêmio, que será divulgado posteriormente pela Seduc-MT, será entregue para estudante, escola e professor.
Aulas presenciais e simulados
Na edição de 2021, o projeto vai aumentar a quantidade de municípios que terão aulões presenciais aos sábados. A previsão é que esses aulões iniciem em maio, mas a data pode ser adiada devido à pandemia da Covid-19.
As atividades serão desenvolvidas nas 15 cidades das Diretorias Regionais de Educação (DREs)/Cefapros: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra.
Na Capital, os aulões vão abordar todas as disciplinas. No interior, somente Redação. Até o ano passado, as aulas presenciais eram oferecidas em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.
Os alunos também poderão fazer dois simulados, que serão realizados em parceria da Seduc-MT com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo das provas, que terão formato semelhante ao do Enem, será avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes.
Contratação de professores
Outra alteração é o lançamento de edital de seleção simplificado interno para contratação de professores para o Pré-Enem Digital. Eles vão ser contratados para darem aulas adicionais. No ano passado, os profissionais trabalhavam de forma voluntária.