Secretaria de Estado da Educação do ES
27.06.2019A Plataforma Letrus tem auxiliado muitas escolas nas atividades que potencializam o ensino-aprendizagem dos alunos. Na Escola Hosana Salles, em Cachoeiro de Itapemirim, não está sendo diferente. Para promover a melhoria da produção textual dos estudantes, a unidade de ensino está premiando os alunos que tem destacado nas redações.
Na última semana, os alunos do 9º ano terminaram as produções de texto que serão analisadas para premiação no final do mês de junho. A ação já aconteceu em maio, quando os alunos foram contemplados com certificado e um kit de escritor, com caneta, bloquinho e outros materiais.
“É uma pequena lembrança para que os jovens escritores possam produzir mais histórias. Um gesto simbólico envolvendo muito carinho e muita motivação”, disse a professora responsável, Patrícia Peres Ferreira Nicolini, de Língua Portuguesa.
A professora também relatou a ansiedade para os resultados das produções de junho. “A dedicação para melhorar a qualidade da escrita é notória entre todos os estudantes. Além dessa pequena cerimônia de reconhecimento pelo excelente trabalho, as melhores redações foram expostas no ‘Quadro de Honra’ da escola. ”
Plataforma Letrus
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) leva a plataforma por meio do Programa Letrus, da Sedu Digital, para alunos de 121 escolas da Rede Estadual. Professores de Língua Portuguesa, pedagogos e coordenadores de escolas sorteadas pela pasta, receberam formação para utilizarem a ferramenta.
Os alunos utilizam a ferramenta dentro de um calendário em que podem inserir as produções textuais. Os alunos produzem o texto diretamente na ferramenta com temas que seguem o que já foi proposto em provas do Enem de anos anteriores.
Ao terminar, o estudante recebe, automaticamente, um retorno por meio
da análise feita pelo sistema de inteligência artificial, que é focado
na estrutura do texto. Ao final das redações propostas e realizadas, a
plataforma indica a evolução do estudante.
Texto: Soraia Camata