Rio de Janeiro
24.01.2025O resultado do Enem 2024 foi divulgado neste mês, mas a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) já está voltada para o futuro. A fim de incentivar os estudantes da rede estadual de ensino que farão a prova neste ano, a Seeduc vai lançar diversas ações estratégicas para intensificar a preparação para a próxima avaliação. Uma das iniciativas é o Projeto Enem RJ - Estudo Play, uma plataforma gratuita destinada aos estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferecerá material didático digital e videoaulas com conteúdo alinhado à Base Nacional Comum Curricular. O projeto foi apresentado pela equipe pedagógica da Seeduc, para gestores e diretores regionais, nesta terça-feira (21/01), na sede da pasta, no Centro do Rio,
– Esta ação é muito especial, pois é quando nós lançamos um desafio para construir um cenário melhor, para que nossos estudantes possam ser muito bem-sucedidos no Enem. É uma ação também de responsabilidade social. Vamos desenvolver o aprendizado e conhecimento de todos, para que cada um possa seguir suas aptidões e projetos de vida. Estamos construindo o presente e plantando o futuro – afirmou Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
A plataforma disponibiliza videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais de desempenho, ferramentas de monitoramento das aprendizagens e trilhas personalizadas de estudo criadas por inteligência artificial, com base nas dificuldades de cada estudante. Todos os recursos são desenvolvidos com base em metodologias que se adaptam às necessidades específicas dos estudantes e auxiliam no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século 21.
– Neste projeto, os estudantes da rede estadual terão acesso as mesmas aulas em, promovendo a igualdade de condições. Tudo é pensado para o aluno e o professor é parte fundamental no processo de aprendizagem. Esta é uma ferramenta para auxiliá-lo – destacou Felipe Piancó, diretor-geral do Estudo Play, parceiro da secretaria no projeto.
Tal iniciativa, inédita no estado, que já demonstrou excelentes resultados em outras unidades da federação, conta, ainda, com a parceria da Britannica Education.
– Esse é um instrumento para todos os estudantes, que foi pensado e planejado há quase um ano e sete meses. Um bom planejamento pedagógico nos coloca sempre diante de desafios, e estamos buscando soluções de gestão para que possamos fazer o acompanhamento de nossos alunos. Estamos muito felizes de estar iniciando este processo, que, com certeza, dará aos nossos estudantes a oportunidade de competir de forma mais igualitária, com melhores chances de ter acesso à universidade – enfatizou a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc, Joilza Rangel.
A plataforma oferece soluções integradas para auxiliar no diagnóstico, gestão e melhorias nos indicadores de aprendizado na rede de ensino. Ela também contém acessibilidade, como legendas em todas as aulas e tradução simultânea por intérpretes de Libras.
Este tipo de ação entende que cada indivíduo possui o próprio ritmo e estilo de aprendizagem, com uma abordagem inclusiva, que valoriza a diversidade e promove a personalização do ensino, identificando as dificuldades dos alunos por meio de simulados. Professores também se beneficiarão, com acesso rápido a conteúdos que atendem às necessidades específicas de suas turmas, o que facilita a preparação de aulas e garante a qualidade do ensino. Com soluções integradas, o projeto auxilia no diagnóstico, gestão e melhoria de indicadores de aprendizagem.
– Estamos aliando os conceitos de pedagogia e tecnologia, sendo a primeira a base de todo este trabalho. Estamos aqui promovendo o protagonismo colaborativo destes estudantes. Passar na universidade não vai mudar só a vida deste aluno, mas vai mudar a vida da família inteira, talvez gerações. O trabalho é todo realizado para gerar o engajamento, e ainda teremos o monitoramento customizado do desenvolvimento de cada um – esclareceu Helber Vieira, pesquisador do Inep e consultor da plataforma Estudo Play.
Assim, a ideia deste projeto é desenvolver ferramentas para atrair e engajar estudantes cada vez mais inseridos no universo digital, aliando os mais modernos recursos tecnológicos a metodologias consagradas de ensino.
– Esta é uma plataforma muito importante para nossos estudantes, principalmente os que estão concluindo o Ensino Médio. É uma solução educacional, muito maior do que apenas um preparativo para o Enem. Esta é uma forma de política de produção de equidade de condições, ou seja, tudo o que o aluno da rede particular tem, o da rede pública também terá – concluiu Rosana Mendes, superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar da Seeduc.
Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ