Piaui
09.04.2025Estudantes da rede pública estadual do Piauí seguem se destacando no cenário nacional. Desta vez, o estado garantiu 18 vagas na etapa final da Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), consolidando-se como a quarta maior delegação entre os 17 estados representados na competição.
O desempenho expressivo reforça o protagonismo do estado no ensino de Inteligência Artificial. Em 2024, o Piauí foi reconhecido pela Unesco como o primeiro território das Américas a tornar o ensino de IA obrigatório na Educação Básica, impactando mais de 120 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental às três séries do Ensino Médio.
“A cada etapa da ONIA, nossos estudantes mostram que, com oportunidade e preparação, é possível competir de igual para igual com os maiores centros do país. O ensino de IA implantado na gestão do Governador Rafael Fonteles já está colhendo frutos e vai muito além da escola: prepara nossos jovens para o futuro”, destaca o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
A terceira fase da Olimpíada, realizada entre os dias 10 e 17 de março, contou com a participação de 1.010 alunos piauienses — 982 deles matriculados em escolas da rede estadual. Com esse número, o Piauí teve a segunda maior equipe da etapa, atrás apenas do Paraná.
Entre os classificados, sonhos que cruzam fronteiras
Para estudantes como Gerlane dos Santos, da 2ª série do CETI Baurelio Mangabeira, em Piripiri, o impacto do ensino de IA é direto. “Me sinto realizada por ter chegado até aqui. Estudar IA na escola despertou minha curiosidade, ampliou meus conhecimentos e melhorou meu desempenho em várias matérias”, conta. Agora, ela se prepara para disputar uma vaga na Olimpíada Internacional.
Preparação rumo à China
A quarta e última fase da ONIA acontece no dia 15 de abril. Os aprovados passam por um processo de formação intensiva com especialistas em IA e Ciências da Computação, em uma preparação voltada para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que será realizada em agosto, em Pequim, na China.
Durante essa preparação, os estudantes enfrentam desafios práticos de programação, análise de dados e provas objetivas. Ao final, os quatro melhores colocados da etapa nacional receberão medalhas de ouro e seguirão para a seleção final rumo ao torneio internacional.