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01.11.2024A pesquisa desenvolvida por Estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Álvaro Rodrigues, em Itainópolis, foi premiada em 3º lugar geral na Categoria D na 12ª Feira Brasileira de Trabalhos de Iniciação Científica na Educação Básica e Técnica 2024, organizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no formato on-line, entre os dias 29 e 31 de outubro.
O trabalho “Atividade Prática sobre Fermentação: Uso de biodigestores em aulas de biologia para estudo do metabolismo de leveduras” foi premiado na área de Ciências Biológicas no eixo Ensino Médio e/ou Técnico. A pesquisa foi desenvolvida pelos Estudantes no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – PIBIC-Jr – FAPEPI/SEDUC-PI “Seduc Tec“.
O estudo investiga o uso de biodigestores - equipamento que produz biogás e biofertilizante líquido a partir dos processos biológicos e químicos da decomposição de resíduos orgânicos, e tem como um dos objetivos a conscientização dos estudantes sobre questões ambientais e energéticas, incentivando a adoção de práticas sustentáveis. Eles utilizam materiais como restos de comida, talos e casca de verduras e frutas.
Segundo o professor-coordenador do PIBIC, Francisco Costa, os estudantes realizaram todos os passos que uma pesquisa científica requer, desde coletas de dados in loco (escola) até as avaliações. “Com a construção de um biodigestor, nossos alunos buscam observar e estudar a duração da matéria orgânica, a produção de biocombustíveis e biofertilizantes, experimentos com fermento biológico. Essa vivência com o método científico aproxima os estudantes da prática acadêmica e permite que eles compreendam como a ciência é feita e qual o impacto das pesquisas na sociedade”, explicou o professor.
Participaram do projeto os estudantes bolsistas PIBIC Jr da 1ª e 2ª série do Ensino Médio: Ana Julia Santos, Eduardo José Rocha, Iury Francisco da Silva e Luis Felipe Araujo; alunos voluntários: Anileany Moura, Beatriz Sousa e Davi Santos, com orientação do professor coordenador do PIBIC : Francisco Costa; e dos professores auxiliares: Paulo Victor Lima (Matemática) e Ruthe Oliveira (Biologia).
Eduardo José e Iury da Silva são estudantes bolsistas do PIBIC Júnior. Eles destacaram a importância de se desenvolverem na área da pesquisa. “Nunca imaginei que ainda no Ensino Médio teria a chance de fazer pesquisas científicas e me aprofundar em temas que sempre tive curiosidade. Estou aprendendo não só sobre ciência, mas também a resolver problemas de forma prática”, conta o estudante. “No programa estou desenvolvendo habilidades que vão ser úteis em toda a minha vida, como pensar de forma crítica, ser mais curioso e trabalhar em equipe”, complementa Iury da Silva, participantes do projeto.
Por meio de vídeos gravados, sessões ao vivo (apresentação única) e interações por meio de fóruns de discussão, a Comissão Avaliadora observou critérios como criatividade e inovação, oralidade dos estudantes apresentadores, domínio do conteúdo na 12ª Febrat.
Iniciação científica pelo PIBIC-Jr
O desempenho premiado na feira veio destacar o acesso de estudantes do Ensino Médio à iniciação científica pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr). O estudo está entre os 125 projetos científicos de escolas selecionados no programa, que é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) para despertar a vocação científica entre estudantes dos cursos técnicos de nível médio ofertados no âmbito do programa “Seduc Tec”.
“A oportunidade oferecida pela Seduc para a participação no PIBIC Júnior é, sem dúvida, um diferencial que contribui diretamente para a formação de futuros cientistas, pesquisadores e profissionais inovadores. Esse apoio proporciona aos alunos uma experiência única de crescimento acadêmico e pessoal, abrindo portas para que possam construir uma trajetória sólida no campo do conhecimento científico e da inovação”, avalia o professor do Ceti, Francisco Costa
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca que o programa é mais uma oportunidade para os estudantes na área científica. “A pesquisa científica é mais um campo para que os Estudantes Seduc desenvolvam suas habilidades e criem inovações que impactam as suas realidades”, pontuou o Gestor.