Olimpíada Nacional de História do Brasil 26 estudantes e seis professores da rede estadual se classificam para fase final

Roraima

21.06.2024

Entre os finalistas da 6ª e última fase on-line da 16ª edição da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), antes da etapa final que acontece em Campinas (SP), estão 26 estudantes do Ensino Fundamental e Médio e seis professores de História da rede estadual de ensino.

Esta fase teve início no dia 17 de junho e finaliza no próximo dia 22, contando com mais de 2,5 mil inscritos em todo o país. As equipes são compostas por três estudantes e um professor orientador.

A professora Hérica Fabíola Barros, do Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira, no município de Normandia, e uma das finalistas, comentou sobre as expectativas para esta nova fase:

“Pela primeira vez, Normandia está participando da Olimpíada, especialmente por ser uma turma formada por três estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental”, disse a professora.

A professora Cleycimara Souza, do Colégio Estadual Militarizado Conceição da Costa e Silva, de Boa Vista, também expressou entusiasmo e disse que, desde 2023, incentiva os estudantes do colégio a participarem da Olimpíada:

“Neste ano inscrevemos três equipes, com três alunos em cada, de turmas do 8º e 9º ano, e uma das equipes conseguiu chegar à final online. Os alunos Isano, Dâmaris e Juliana, da turma 906, estão realizando um trabalho contínuo desde a primeira fase”, complementou a professora.

Os professores Líncon da Silva Belém Carneiro e Suelen Mayane Galvão, ambos do Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges, além de Hudson Araújo Rezende, da Escola Estadual Lobo D’Almada, e Ronison do Nascimento de Souza, professor da rede, mas com uma turma classificada do Colégio Colmeia, também estão na lista de finalistas.

As provas da ONHB consistem em questões de múltipla escolha e tarefas interdisciplinares que abrangem história do Brasil, geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades, entre outros temas. Este formato, segundo os organizadores, proporciona uma discussão mais rica sobre tópicos que nem sempre são abordados em sala de aula ou nos livros didáticos.

A final presencial está marcada para os dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em São Paulo. Além disso, a novidade desta edição inclui a oferta de iniciação científica júnior para estudantes das escolas públicas.

JORNALISTA: Layse Menezes 

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed