Paraná
02.07.2024Nesta semana, a rede estadual de ensino marcou presença no saguão de desembarques do Aeroporto Internacional Afonso Pena, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os alunos de escolas estaduais que participaram do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo 2024, do Governo do Estado, retornam aos poucos dos países onde estiveram nos últimos seis meses.
Na noite desta quinta-feira (27), retornaram 227 estudantes, dos 400 enviados ao Canadá. Eles foram recepcionados por seus familiares com festa e agora, de volta para casa, além de matar as saudades, poderão compartilhar e pôr em prática as experiências vivenciadas durante o tempo de estudos fora do Brasil. Ao todo, mil alunos foram selecionados na edição 2024. Além dos 400 que estiveram no Canadá, 250 foram enviados à Austrália, 250 à Nova Zelândia e 50 à Inglaterra. Quase metade já concluiu a jornada internacional de aprendizagem e está volta ao país.
Na terça e na quarta-feira (25 e 26), chegaram no mesmo terminal aéreo 54 alunos que estavam na Austrália e, na semana anterior, retornaram os 50 que concluíram o intercâmbio na Inglaterra. Enquanto alguns voltam, outros embarcam. Em agosto, mais 50 intercambistas da edição embarcam rumo aos Estados Unidos e têm o retorno previsto para o início de 2025.
Aluna de colégio cívico-militar vence no Paraná o concurso de redação do Senado
Matrículas para o segundo semestre da EJA nas escolas da rede estadual são abertas
Maria Augusta Favaro, de 15 anos, é aluna do Colégio Estadual Campina da Lagoa, em Campo Mourão. Desde que foi convocada, no fim de 2023, para participar do Ganhando o Mundo, a jovem tem se preparado para a viagem, agendada para o início do mês de agosto. O destino é a cidade de Vancouver, situada no estado americano de Washington.
A ansiedade inicial, segundo a jovem, agora dá lugar à curiosidade. "Passada a fase de retirar a documentação, quando fiquei bastante eufórica, agora penso em como será minha rotina por lá. Já tenho contato com a família anfitriã, o que tem me ajudado a ficar mais segura", diz. Esta será sua primeira viagem internacional e também a primeira vez dentro de um avião. "É tudo novidade", afirma a estudante.
FESTA NA VOLTA PARA CASA – Enquanto Maria prepara o coração para viajar aos Estados Unidos, Helisa de Freitas, de 16 anos, está matando as saudades da família e dos amigos em Marumbi, no Norte do Estado. Ela é uma das alunas que voltou, nesta quinta-feira, do Canadá. Com muitas histórias para contar, a estudante recorda com carinho dos últimos meses na cidade canadense de Sussex, estado de New Brunswick.
"Minha host family tinha filhos crescidos, já fora de casa. Por isso, fui tratada como filha única do casal que me recebeu. Recebi tantos mimos que me senti uma princesa", brinca. A jovem estudou durante seis meses na Sussex Regional High School, onde aperfeiçoou a língua inglesa e colecionou amizades.
"Quando fui, meu inglês era quase zero. Agora tenho compreensão total da língua e do vocabulário. O que também me ajuda a manter a fluência é o contato com os intercambistas de outros países, que conheci por lá. Além de amigos, eles se tornaram importantes para que eu continue praticando o inglês e melhorando constantemente", afirma.
Vencedor do concurso do planetário no Newton Freire Maia será revelado em julho
GANHANDO O MUNDO 2025 – Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição do programa desde o seu lançamento, em 2019, e levará 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 500 já estão preenchidas.
AGRÍCOLA – Nesta semana a Secretaria da Educação do Paraná também divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Já estão disponíveis no site da Pasta o edital com os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada e o edital com a chamada complementar, trazendo os nomes dos convocados para substituir os primeiros desistentes.
Os alunos listados estão aptos a preencher as 100 vagas do programa de intercâmbio que, em 2025, levará os selecionados ao estado de Iowa, nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de participar de um intercâmbio, também com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado.
Colégio de Nova Esperança do Sudoeste é 1º lugar na olimpíada nacional de matemática
PROGRAMA – Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países de língua inglesas da América do Norte, Europa e Oceania.
O Ganhando o Mundo Professores teve sua primeira edição no Canadá e Finlândia, na qual participaram 96 docentes. As vagas foram abertas para professores ou pedagogos cursistas e professores ou pedagogos formadores do programa de educação continuada “Formadores em Ação”.
Depois de estudantes, professores e pedagogos, os diretores da rede estadual terão uma experiência internacional. O anúncio foi feito em fevereiro. O programa levará, ainda neste ano, 200 gestores das escolas estaduais para uma capacitação de duas semanas no Chile, com embarques previstos para agosto. O investimento será de cerca de R$ 5 milhões.