Mato Grosso do Sul
18.03.2024As escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) em todo o estado, estão passando pelo processo eleitoral de criação dos grêmios estudantis, que tem papel fundamental na defesa dos interesses individuais e coletivos, pois representa a voz dos estudantes na escola e permite que eles exercitem a cidadania desde a infância, participando ativamente das ações e decisões da comunidade escolar.
Nesta segunda (18) e terça-feira (19) os estudantes interessados devem fazer o registro das chapas por meio do formulário enviado pela Coges (Coordenadoria de Gestão Escolar) às escolas. No dia 20, a comissão eleitoral fará a homologação das chapas registradas.
Requisitos
O aluno que deseja se candidatar deve estar cursando a partir do 8º Ano do ensino fundamental ou da fase/unidade correspondente da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do AJA (Avanço do jovem no Ensino Aprendizagem) além de estar regularmente matriculado na unidade escolar e frequentando as aulas. No caso de o estudante optar pela candidatura a presidente da chapa, neste caso aluno não pode estar cursando o 3º ano do Ensino Médio.
Estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental podem votar e não há limites de chapas inscritas, cada uma deverá ser constituída 14 membros e seus respectivos suplentes, são eles:
I – Presidente;
II – Vice-Presidente;
III – Secretário-Geral
IV – 1º Secretário
V – Tesoureiro- Geral
VI – 1º Tesoureiro
VII – Diretor Pedagógico;
VIII – suplente
IX – Diretoria de Imprensa;
X – Suplente
XI – Diretoria de Esporte e Lazer;
XII – Suplente
XIII – Diretoria Social e Cultural;
XIV – Suplente), sendo que cada diretoria será formada por um diretor e um suplente sendo proibido o acúmulo de cargos.
Eleição
Definidas as chapas, a campanha eleitoral ocorrerá entre os dias 21 a 27 de março, no dia 1º de abril, será realizada uma assembleia geral com debate entre as chapas. A eleição acontecerá no dia 2 de abril e a divulgação doa resultados no dia 3, já a cerimônia de posse dos eleitos, no dia 5.
Jackeline Oliveira, SED
Foto: Ricardo Agra, SED