ENEM
04.11.2019No último domingo (03/11), ocorreu o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. Para os estudantes do Canal Educação, as questões sobre Linguagem Corporal não tiveram tantas surpresas, isso porque todo o conteúdo havia sido abordado nas aulas pelas professoras de educação física Geórgia Soares e Lauryanna Queiroz. A temática compõe à prova de Linguagens.
As professoras ministram a disciplina de educação física para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio pelo Canal Educação. Na edição deste ano do Enem, foram abordados conteúdos relacionados a distúrbios alimentares, distúrbio de imagem, exercícios físicos e jogos.
"Eu sempre digo que se um ano o Enem coloca assuntos sobre dança, no ano seguinte será sobre jogos, e foi o que aconteceu. Estou extremamente feliz, pois mais uma vez tivemos 100% de acerto nas questões da prova", conta a professora Geórgia Soares.
De acordo com Lauryanna Queiroz, o trabalho em equipe permitiu que todo o conteúdo fosse debatido em sala de aula. "Abordamos todos os conteúdos relevantes que estariam no Enem em tempo hábil para instigar nossos alunos sobre os temas de linguagem corporal. Estou orgulhosa por ter feito esse trabalho com a professora Geórgia", relava Lauryanna Queiroz.
A educadora física lembra que recentemente convidou uma nutricionista para falar sobre anorexia e bulimia. "Nas três últimas aulas da minha disciplina tive a preocupação de chamar profissionais para esclarecer, junto a mim, assuntos pertinentes que foram citados nas provas do ENEM. Na última aula foi exatamente sobre mudança de hábitos com a presença da fisiculturista Laiza Monteiro, que contribuiu sobre o tema a valorização das mudanças de hábitos. Agora é esperar 2020 e estimular nossos alunos para participarem do Enem novamente, pois a preparação vem do Canal Educação e do nosso time de professores", diz.
Dias antes da prova do Enem, Geórgia Soares lembra que adiantou todas as questões durante o Corujão da Vitória, revisão promovida em parceria entre Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Canal Educação.
"Fui categórica em falar que cairia assuntos sobre distúrbios alimentares, pois desde 2011 venho observando a prova e acertado os assuntos. Tivemos duas questões sobre isso", afirma.