No distrito de Piraporã-MS, em tempos de Pandemia, EE Olívia Paula revitaliza horta

horta escolar

15.06.2021

Campo Grande (MS) - A Escola Estadual Olívia Paula, localizada na avenida Duque de Caxias, no distrito de Piraporã, em Itaporã, está realizando projeto, previsto no plano gestor, que tem por objetivo o cultivo de uma horta orgânica na unidade e, neste período de isolamento social, torna-se mais uma ferramenta para que os estudantes possam interagir, diminuindo os impactos causados pelo distanciamento.  As ações didáticas e pedagógicas são voltadas para a sustentabilidade e foram planejadas com antecedência para que todos os envolvidos tivessem sua saúde, sua segurança assegurada.

Destaca-se que o processo de revitalização da horta foi dividido por etapas, desde a limpeza do terreno até o plantio das mudas. Além disso, trabalhando com cooperação e responsabilidade, estudantes e professores construíram um sistema de irrigação, totalmente artesanal para facilitar a manutenção, através de mangueiras gotejadoras.

Os profissionais responsáveis pela execução do projeto, Altair Roman Franco (professor de Terra, Vida e Trabalho) e Paulo Robson Honorato (professor de Projeto de Vida) destacaram a importância do mesmo para a tomada de consciência socioambiental e construção de novos valores e atitudes, auxiliando na formação de indivíduos que valorizam os princípios da sustentabilidade, dos recursos naturais. Ademais, o gestor da unidade escolar, Charles Toni Dalla Corte, destaca que ao dedicar-se à revitalização da horta, os estudantes adquirem novos saberes e desenvolvem o gosto pelo consumo de alimentos saudáveis.

“Ao longo do desenvolvimento do projeto, a participação ativa dos estudantes se deu de forma escalonada, respeitando todas as normas de biossegurança estabelecidas, sempre sob a supervisão dos docentes. Cabe ainda ressaltar que, como a rede não está ofertando aulas presenciais, as hortaliças produzidas serão entregues para as famílias dos estudantes, complementando a alimentação”, enfatiza diretor.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS