Mato Grosso do Sul
11.11.2024No último sábado (9) a SED (secretaria de Estado de Educação) realizou por meio do NUAC (Núcleo de Arte e Cultura) a Mostra de Bandas e Fanfarras das Escolas Estaduais de 2024. O evento contou com o apoio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), da Febafams (Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul) e da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul).
As apresentações aconteceram durante todo o sábado no Ginásio Poliesportivo Vila Almeida, em Campo Grande. As bandas e fanfarras das escolas estaduais que integram o Programa Arte e Cultura na Escola, participaram da mostra, respeitando as categorias técnicas previstas no regulamento.
O estudante Luigi Antônio de 16 anos, integrante da Bamapem, banda da EE Etalivio Pereira Martins de Rio Brilhante contou que primeiro entrou em outro projeto de música da escola e só então começou a participar da banda.
“Entrei na banda e comecei tocando bumbo, próximo ao desfile do aniversário da cidade, troquei de instrumento e hoje toco a tuba, um instrumento solo que eu acho muito divertido, tocar a tuba é uma motivação para mim, eu adoro estar na banda, poder participar de festivais, isso é muito legal”, afirmou Luigi.
O objetivo da mostra não era uma competição, mas sim incentivar a produção musical nas escolas públicas, promovendo a troca de experiências e o aprimoramento de técnicas musicais entre os estudantes, fomentar a criação de novas bandas e fanfarras, estimular o trabalho em grupo, o civismo e a autodisciplina, contribuindo assim para a formação cidadã dos participantes.
O maestro Ezequiel dos Santos maestro, da banda Bajuga da EE Pedro Afonso Pereira Goldoni de Ponta Porã aponta que o projeto da banda tem como objetivos diminuir a evasão escolar, estimular a comunidade a participar junto com a escola e fazer com que os alunos tenham prazer de desenvolver a musicalização na escola.
“A escola Pedro Afonso tem desenvolvido esse trabalho com maestria, esse trabalho faz com que os alunos tenham a prazer em se apresentar, esse momento faz com que estimule cada vez mais a musicalização desses estudantes”, explicou o maestro.
Os projetos de Bandas e Fanfarras fazem parte do Programa: Arte e Cultura na Escola, que é constituído por atividades artístico-culturais oferecidas no contraturno das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, como meio de desenvolvimento humano, para contribuir no processo educacional, promover a formação integral do educando e da comunidade escolar na valorização do ambiente de ensino-aprendizagem como um elemento de interação social.
Adrielly Bezerra, de 27 anos, entrou na banda de Rio Brilhante quando ela foi criada, hoje ela é estudante de pedagogia e continua na banda.
“Eu entrei na banda em 2005, costumo dizer que cresci junto com a banda, há toquei vários instrumentos e hoje também atuo como monitora, quando o maestro não está fico de regente, eu adoro a banda, já me apresentei várias vezes e pretendo continuar aqui”, disse Adrielly.
O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, Fábio da Costa Cacho, esteve presente no evento e avaliou a iniciativa como positiva e destacou a importância de investir na cultura.
“Esse é um momento importante para o segmento de bandas do estado de Mato Grosso Sul, isso mostra para que as nossas crianças, adolescentes das escolas estaduais, que possuem bandas, que os investimentos na cultura estão sendo utilizados. Estou extremamente feliz em poder estar aqui, prestigiando esse grande evento, que é muito importante para a vida do aluno, para a vida cultural do nosso estado do Mato Grosso Sul”, relatou Fábio.
O programa possibilita o envolvimento dos estudantes de maneira significativa, ampliando suas oportunidades de crescimento pessoal e coletivo. Por meio da música, os alunos têm a chance de expressar suas emoções, criar conexões com seus colegas e fortalecer o senso de pertencimento à comunidade escolar. Isso vai além do palco; trata-se de uma formação para a vida, onde o civismo, a autodisciplina e o espírito de equipe são constantemente cultivados.
“Hoje é um dia muito especial, aqui nós temos bandas e fanfarras das escolas da REE, nesse evento, os nossos jovens têm a oportunidade de mostrar seu talento., temos aqui 25 bandas, mais 850 alunos, esse é um momento de festa, momento em que a SED e o Governo de Mato Grosso do Sul assumem mais uma vez o compromisso de uma educação para a formação integral do cidadão”, finalizou Fábio Germano, gestor do NUAC.
Texto: Jackeline Oliveira, SED
Fotos: Cezar Galhardo