Paraíba
31.10.2016Uma equipe do Senai do Estado de Santa Catarina está em João Pessoa até esta terça-feira (1), conhecendo o modelo de escolas cidadãs integrais e cidadãs integrais técnicas, existentes na rede estadual de ensino da Paraíba. Nesta segunda-feira (31), a equipe visitou a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Erenice Cavalcante Fidelis, de Bayeux. O objetivo da visita foi buscar informações para reforçar a implantação do sistema integral técnico, em Santa Catarina, no próximo ano. Nesta terça-feira (1), a equipe deve visitar a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira, na capital.
Para o gerente operacional de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Gabriel dos Santos Gomes, a visita do Senai de Santa Catarina comprova que a Paraíba tem conseguido bons resultados na área de educação, servindo de referência até para outros Estados. “Isso mostra que estamos fazendo algo significativo, investindo na educação de qualidade e preparando o aluno para o mercado de trabalho, em áreas diversificadas”, disse.
A coordenadora da Educação Profissional do Senai de Santa Catarina, Ana Paula Andrade, disse que a visita à Paraíba está sendo muito importante porque vai ajudar no processo de criação do novo modelo de Ensino Médio integrado ao conhecimento técnico naquele Estado, para que, ao fim do curso, o aluno do Senai receba o diploma referente às duas áreas, com foco em temas específicos. “Pretendemos criar clubes de conhecimentos, que possam melhorar, por exemplo, a fluência do estudante em inglês, incentivar o empreendedorismo ou preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, revelou.
Além da coordenadora da Educação Profissional do Senai, integram a equipe de Santa Catarina, a assistente técnica Camilia Vanin; o coordenador de curso do Senai de Florianópolis, Gabriel Parachen; e o coordenador de curso do Senai de Criciúma, Rodrigo Brandelero.
Escola Cidadã Integral – O modelo de escola pública implantado na Paraíba, com a proposta de organização e funcionamento em tempo único (integral), atende aos planos estadual e nacional de Educação.
O programa tem como foco a formação dos jovens por meio de um desenho curricular diferenciado e com metodologias específicas, que apresentam aos estudantes do Ensino Médio possibilidades de se sentirem integrantes do seu projeto de vida. No caso da Escola Cidadã Integral Técnica, o modelo é parecido com o da Escola Cidadã Integral, mas tendo como diferencial os cursos técnicos, que visam à formação dos jovens para atuarem no mercado de trabalho. Ambas têm como foco proporcionar aos jovens se reconhecerem como protagonistas em seus locais de atuação.