Maranhão
14.02.2023A secretária de Estado da Educação do Maranhão, professora Leuzinete Pereira da Silva, presidiu, nesta sexta-feira (10), em Brasília/DF, a comissão eleitoral que elegeu a nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), para o biênio 2023-2024. A gestora maranhense foi escolhida entre seus pares e indicada para coordenar o processo eleitoral que definiu o presidente, vice-presidentes e conselheiros fiscais da entidade.
“Sinto-me honrada pela escolha e indicação do meu nome para presidir esse importante momento para o Consed. Foi um pleito eleitoral tranquilo e com muita transparência, seguindo todas as formalidades estatutariamente exigidas”, revelou a secretária Leuzinete.
O processo eleitoral resultou na recondução do secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Ângelo, para um novo mandato como presidente; a primeira vice-presidente foi a secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, representante da Região Sul, e a segunda vice-presidência ficou com o secretário Washington Bandeira (PI), representante da Região Nordeste.
O secretário de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, foi escolhido para a terceira vice-presidência, representando a Região Sudeste; a secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, na quarta vice-presidência, representando a Região Norte, e o secretário do Mato Grosso do Sul, Helio Daher, a quinta vice-presidência, pela Região Centro-Oeste.
A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá assumirá a presidência do Conselho Fiscal, que terá como membros titulares os secretários Sandra Casimiro (AP) e Zezinho Sobral (SE), além dos suplentes Socorro Batista (RN), Aberson Carvalho (AC) e Fábio Vaz (TO).
“Parabenizo o secretário e presidente do Conselho, Vitor Ângelo, e toda a mesa diretora, com desejo de muito êxito à frente dessa importante entidade, representativa da gestão educacional brasileira”, concluiu a secretária de Educação do Maranhão.
A cerimônia de posse da nova diretoria também ocorreu nesta sexta (10), em Brasília.