Estudantes da rede estadual do Piauí participam do Laboratório de Redação que busca a nota mil no Enem

Piaui

06.08.2024

Com correção personalizada e orientação na escrita do texto para a prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os 450 estudantes da Secretaria de Estado da Educação iniciaram, no último sábado (03), a jornada em busca da nota máxima com a Aula Inaugural do Projeto Laboratório de Redação.

O Secretário Washington Bandeira esteve nos estúdios do Canal Educação motivando os estudantes na primeira aula do projeto e interagindo com as escolas participantes por meio das plataformas do YouTube e IPTV.

“No Projeto Laboratório de Redação os nossos estudantes terão uma preparação intensiva para a Redação do Enem, por meio de aulas extras, correção de redação por Inteligência Artificial e orientações personalizadas mediadas por Professores que passaram em formações para esse momento. Os alunos e alunas ainda terão conteúdos estratégicos para alcançarem a primeira nota mil na Redação do Enem da Rede Pública Estadual”, afirmou Washington Bandeira.

O Projeto Laboratório de Redação foi idealizado para fortalecer as habilidades de escrita e produção textual dos Estudantes Seduc, com foco especial na obtenção da nota máxima na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Após um Processo Seletivo, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio selecionados terão aulas extras da disciplina aos sábados, voltadas para a realização do Exame.

Do município de Altos, o sonho da nota máxima na Redação é compartilhado pelos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, que acompanharam a Aula Inaugural.

Vitória de Lourdes, do 3º ano, falou sobre a expectativa de participar do projeto. “Participar do Laboratório de Redação irá me auxiliar a organizar minhas ideias, a desenvolver argumentos de forma clara e coerente e, assim, melhorar meu texto em busca da nota mil”, comentou.

Com as mesmas expectativas, o estudante Walison Araujo está confiante pela aprovação. “É uma oportunidade para aprimorar o conhecimento com as orientações dos Professores e absorver estratégias para aprimorar os meus textos e conseguir aprovação com a nota máxima na Redação do Enem”, disse.

Os Estudantes Seduc terão acesso a ferramentas de correção textual auxiliadas por Inteligência Artificial, oferecidas pelo Canal Educação, visando a construção de textos dissertativos-argumentativos que contemple as competências exigidas no Enem.

Durante todo processo de escrita orientada e criação de repertório, os alunos serão acompanhados por 24 Professores Especializados, que passaram por processo seletivo e estarão distribuídos em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) do estado.