Lives Formativas auxiliam professores do Centro-Sul sergipano no aperfeiçoamento das aulas não presenciais

Sergipe

03.08.2020

Com a finalidade de promover o intercâmbio de conhecimento entre professores do Centro-Sul Sergipano, a Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2), nos últimos dois meses, realizou um ciclo de oito Lives Formativas, a partir do projeto “Partilhando Vivências e Saberes”, desenvolvido em parceria com o Núcleo Conectando Saberes/Lagarto. Transmitidas via YouTube, as formações registraram mais de 2 mil visualizações e ainda podem ser acessadas por meio do link:https://bit.ly/3k980Ni

De acordo com a diretora da DRE 2, professora Daniela Santos Silva, com a suspensão das aulas devido aos efeitos da pandemia foi preciso criar novas estratégias para dá prosseguimento à agenda de trabalho da Regional. “Iniciamos o ano letivo de 2020 tendo como um dos objetivos a formação continuada dos professores e tínhamos previsto algumas formações, devido a pandemia tivemos a necessidade de suspender algumas dessas ações presenciais e criamos um ciclo de lives formativas com especialistas de várias partes do país e também com nossos professores que desenvolveram práticas pedagógicas inspiradoras nesse período de aulas não presenciais”, explicou.

“Foi uma experiência única de aproximação com nossos professores. Um diálogo aberto e acolhedor. Onde foi possível refletir sobre novas tecnologias, avaliação,a necessidade de trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula, planejamento semanal das aulas e nos inspirar com boas práticas do uso de metodologias ativas, a exemplo do professor Jaisy de Pernambuco, e dos professores Laedson, Isabela e Adenia que fazem parte do quadro de professores da DRE2”, lembrou Daniela Santos.

Para a professora Cleciane Santos Alves, coordenadora do Acompanhamento Pedagógico/Seplen e mediadora das formações, a parceria com a Rede Conectando Saberes foi extremamente engrandecedora para o sucesso das lives. “Nos conectamos com professores de todo o país e tivemos oportunidade de receber virtualmente exímios educadores que se dispuseram a partilhar conosco suas experiências e vivências nesse período pandêmico. Entendo as lives como uma iniciativa salutar, uma vez que professores estiveram conectados, semanalmente, para dialogar acerca de temas que perpassam o chão da sala de aula”, disse. 

“Reitero o que tenho dito constantemente nos meus discursos: Gratidão aos professores e gestores escolares que estão se reinventando com resiliência, empatia, solidariedade e adaptabilidade, embora em condições algumas vezes tão difíceis. A garantia do direito à educação dos nossos estudantes tem sido a grande máxima”, pontuou Cleciane Santos.

Vivências e Saberes

Dentre as temáticas debatidas, os professores puderam acompanhar as seguintes formações: Atividades Escolares Não Presenciais na Prática: Um diálogo entre professores; O uso da tecnologia em tempos de aulas não presenciais: O Podcast como uma importante ferramenta pedagógica; Competências socioemocionais na Prática; Avaliação Pedagógica: Um diálogo Necessário; Pedagogia de Projetos na Prática: Inspirações para durante e pós-pandemia; Planejamento Semanal: Um diálogo à Luz do Currículo Sergipano.

A professora Adriana Santana, que leciona Matemática no Colégio Estadual Dr. Evandro Mendes, em Lagarto, avalia sua participação como uma oportunidade ímpar, haja vista que  “neste momento precisamos de muito acalento e estímulo para continuar na busca incessante pela melhoria e manutenção da Educação Pública. Cada um dos eventos  me proporcionou um novo olhar para esse momento de distanciamento e de tanta saudade dos nossos alunos. Discutir sobre temas diversos fortaleceu nosso elo, professor-diretoria-Seduc, em prol da melhoria do aprendizado dos nossos alunos. Que iniciativas assim continuem e sejam cada vez mais frequentes. Parabéns a todos pelo compromisso e empenho”.

Segundo a professora Alice Chaves, da Escola Rotary Club, em Lagarto, a abordagem das temáticas foi o diferencial dos encontros virtuais. “A cada semana tratava de temas importantes para nós professores, os quais mostravam que não estamos sozinhos neste momento que é tão desafiador para todos os profissionais da educação. Foram lives que nos proporcionaram um grande acolhimento, servindo de incentivo para realizarmos o ensino remoto da melhor maneira possível”, declarou.

Convidada da última live, a professora Isabela Marília Santana, da Escola Estadual João de Mattos Carvalho, em Simão Dias, enfatiza a importância do diálogo e o compartilhamento de ações exitosas entre os docentes. “Além de nos preocuparmos prioritariamente se o conhecimento está chegando ao nosso alunado, precisamos também ouvir e dialogar com professores, porque a sua grande maioria está sendo a alma desta etapa - por meio da luta por um processo mais democrático do conhecimento diante da desigualdade escancarada, da luta contra a evasão, da luta para encarar uma rotina de planejamentos, reinvenções e interações, da luta para fazer com que o aluno sinta a escola perto dele, mesmo que diante de uma tela de celular ou computador tão fria e distante”.

Conectando Saberes

A Conectando Saberes é uma rede nacional de professoras e professores apoiada pela Fundação Lemann. O grupo já conta com mais de 200 educadores comprometidos com uma educação pública de qualidade em todo o país. A rede existe para levar o trabalho dos educadores cada vez mais longe. Para isso, incentiva a troca de boas práticas e valoriza o compromisso com a aprendizagem universal. Tudo Isso com um sonho e propósito maior: tornar realidade uma educação pública transformadora de excelência.

O Núcleo da Rede Conectando Saberes/Lagarto surgiu em 2018, sob a coordenação da professora Tirzah D´Avila Silveira Costa, que, juntamente com as professoras Cleciane Santos Alves e Rosana Pereira, representa a rede no território sergipano.