Lançamento do e-book ‘Travessias que Inspiram’ ocorre em evento que celebra as práticas pedagógicas exitosas em Sergipe

Sergipe

20.09.2023

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em parceria com a Faculdade Getúlio Vargas (FGV), realizou o lançamento do e-book 'Travessias que Inspiram: Experiências Pedagógicas Exitosas das Travessias Formativas do Currículo de Sergipe', na última quinta-feira, 14, no auditório do Arcos Hotel. Coordenadores de ensino, gestores e professores marcaram presença no evento, que contou com a apresentação dos projetos exitosos colocados em prática nas escolas pelos professores e estão presentes no E-book, que estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Seduc.

 O assessor pedagógico do Departamento de Educação (DED), Erinaldo Alves, explica como os projetos foram selecionados para fazer parte do e-book. "Foram criadas seleções regionais em cinco municípios do estado. Os professores que participaram do Travessias puderam aprender e desenvolver práticas pedagógicas nas escolas com alunos, professores, coordenadores ou técnicos das secretarias municipais de educação. Todas as ações estão alinhadas com o currículo de Sergipe, que focam na criatividade. Com isso, os professores foram estimulados a escrever práticas, que passaram pela seleção regional”, comenta.

 Segundo o técnico da Seduc, a região de Lagarto escreveu mais de cinquenta projetos, dos quais foram escolhidos dez. Em cada encontro regional, a comissão escolhia dois projetos para serem apresentados no encontro estadual, que, juntos, somam dez. “Essas dez práticas que foram apresentadas compõem o e-book, que descreve todos os detalhes das ações, com a oportunidade de publicar em parceria com a FGV e de inspirar outros professores em todo o país e no exterior”, acrescenta.

 O livro é dividido em três eixos, das práticas dos professores com os alunos em sala de aula, práticas de coordenadores pedagógicos das escolas, para atuar em conjunto com o professor. A FGV trabalhou com uma equipe de formadores de Sergipe em todas as disciplinas, que foram incumbidos de formar os professores dos municípios.

 O representante da equipe pedagógica da FGV, vinculado ao Centro de Desenvolvimento de Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE), Robson Montegomery, conta mais sobre o formato da travessia. "Foram contempladas as três etapas, da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com ações como o ambiente virtual de aprendizagem, com 23 cursos completos para os professores do estado, atendendo a 13 mil professores inscritos no projeto. A formação continuada atendeu ao novo currículo de Sergipe, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento prevê essas ações exitosas, como uma das ações para a formação dos professores. A culminância do projeto ocorre com o evento estadual, e essas experiências exitosas estão disponíveis no e-book, servindo para os professores terem acesso a essas práticas que foram significativas para o processo de formação dos estudantes", explica.

 A coordenadora do Serviço de Ensino Fundamental da Seduc, Kelly Araújo Valença Oliveira, comenta sobre esse processo de seleção do e-book. “O e-book é um documento que faz circular as práticas exitosas. Foi uma missão difícil selecionar tantas práticas que foram escritas e que a partir disso, selecionamos dez. O e-book retrata toda a trajetória dos encontros formativos das Travessias e propõe que todo o território de Sergipe conheça. O e-book dá a condição de quem não teve a oportunidade de fazer o curso ou acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ter um resumo, um direcionamento de como tudo foi preparado e dá visibilidade a todos os encontros que ocorreram durante a travessia. Ele também possibilita o acesso da sociedade ao que foi realizado, pois faz circular o conhecimento. O e-book ficará disponível no portal da Seduc em PDF e também de maneira interativa no AVA. É um produto do trabalho coletivo, democrático, que envolveu todo o estado e nos alegra muito", salienta a gestora.

 O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destacou a relevância das Travessias. "É uma formação muito importante para apresentar as linhas pedagógicas que dão certo e funcionam nas escolas públicas de Sergipe. Compartilhamos os resultados dessas metodologias através das experiências exitosas. É uma ação extensa e abrange todas as escolas públicas, podendo ser replicadas em todas as redes. Esses resultados mostram a força da escola pública de Sergipe que engaja com os profissionais, proporciona formação continuada, realiza projetos que agregam os alunos, preparando-os para o futuro”, pontua.

 Experiências Pedagógicas Exitosas

 A professora de matemática da Escola Municipal Doutor Lourival Baptista e mestra em Ensino de Ciências e Matemática, Lana Thais Santos Silva, comenta sobre o projeto que foi escolhido para a apresentação estadual. "O meu tema foi voltado para a construção de novos significados nas aulas de matemática. Refleti sobre as minhas vivências e o que eu tinha aprendido no curso das Travessias. O projeto foi voltado para ressignificar o olhar sobre a matemática. Trabalhei com alunos do quinto ano sobre a questão da geometria, e o papel central foi descobrir o que os alunos já conheciam sobre o assunto dentro da contextualização local, principalmente no caminho deles de casa para a escola, o que observaram de semelhança com a geometria. O material que está no e-book traz a possibilidade de trabalhar a matemática de forma lúdica, aproximando o aluno e fazendo avaliações de maneiras diferentes para tornar a matemática mais humanizada. As práticas apresentadas são simples, e isso facilita a replicação em outras escolas de vários contextos e localidades, podendo ser adaptadas para atender às necessidades de cada escola, com o objetivo de tornar os nossos alunos protagonistas do ensino, sendo um dos objetivos das Travessias”, destaca a professora.

 A diretora da Escola Estadual Padre Leon Gregório, Gláucia Pamela, fala sobre o projeto que foi escolhido para fazer parte do e-book. "O projeto Horta Jardim Funcional foi desenvolvido no solo da escola, com crianças do primeiro ao quinto ano, no qual trabalhamos as emoções, a convivência em equipe, os sensos críticos e comuns, incluídas no currículo e na BNCC para que as crianças possam se desenvolver e se tornar protagonistas desses aprendizados. Elas fazem pesquisas sobre quais tipos de plantas poderão ser cultivadas nesse canteiro e suas origens. O projeto trabalha muito com o emocional da criança, a partir das plantas sensoriais, fazendo com que elas se sintam bem. Ele está sendo desenvolvido desde o início do ano e foi preparado pelos professores, estudantes e conselheiros da escola, em parceria com o campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe. É um projeto muito rico e abrangente, que envolveu todos os membros da comunidade escolar e da população do município, devido à coleta de material reciclado, como garrafas pets, rolos de papel higiênico, para fazer as estufas e marcadores de território. A população entregava o material na escola, sendo realizada a reciclagem. Trabalhamos a importância de valorizar a cultura local, proteger e cuidar do meio ambiente de forma multidisciplinar", finaliza a diretora.